Pular para o conteúdo

LULA versus BOLSONARO: NARRATIVA contra REALIDADE

Karina Michelin

Karina Michelin

Muitos acham que a “polarizada” eleição de outubro de 2022 se dará entre a direita e esquerda ou entre conservadores e progressistas. Apesar de verossímeis, estas definições não expressam com precisão o verdadeiro embate do Brasil de hoje.

Texto: CELSO BALAU @celsobalau

Daqui a menos de 2 meses o Brasil escolherá entre duas forças opostas: a narrativa e a realidade.

A narrativa é certamente bela para um dos dois lados. Um ex-presidente que já foi muito popular e cujo governo foi acompanhado pela sensação de prosperidade em boa parte da população brasileira. Em sua época, havia um perfeito “alinhamento” entre o governo, os outros poderes, a mídia, os artistas e o grande empresariado. Um grande exemplo de “democracia”.

Já do outro lado, a narrativa é claramente negativa. O atual presidente seria “antidemocrático”, com tendências até mesmo “fascistas”. Um “negacionista” também, que foi “contrário” às vacinas experimentais que prometiam proteção contra o vírus que chegou para assustar o mundo em 2020.

Esta é a narrativa bombardeada a todo instante pela mídia e por outras forças de opinião pública na maior parte dos últimos anos. E a realidade? Bom, a realidade é outra história, pouco contada nos círculos tradicionais.

A realidade nos conta que aquele belo protagonista da narrativa, foi, na verdade, julgado e condenado por pelo menos 10 juízes no Brasil, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Foi preso, e considerado o maior líder de crimes contra o patrimônio público da história das democracias modernas. Um verdadeiro chefão do crime, nas palavras de um conhecido procurador de Justiça. No entanto, por conta de “particularidades” da “Justiça” brasileira, seu processo foi “anulado” por motivos “inexplicáveis”, e ele hoje pode concorrer ao cargo máximo da nação, mesmo não tendo sido inocentado.

Que alguém com este “currículo” possa ser candidato viável ao cargo máximo da Nação é uma afronta ao cidadão de bem brasileiro. Uma cusparada na sua cara. Haja narrativa para “normalizar” isso..

Afinal, a realidade nos recorda que nos 13 anos que seu partido esteve no poder, ele inchou a máquina pública de forma grotesca, estimulou consumo e crédito de forma insustentável, saqueou cofres públicos para compra de apoio político e enriquecimento ilícito, interviu de forma desastrosa na economia e ainda doou recursos brasileiros para obras em ditaduras comunistas lideradas por assassinos “amigos”, como os irmãos Castro, entre outros. Sem falar no divisionismo estimulado na sociedade, e a destruição das empresas estatais.

Desde que o pesadelo do governo petista terminou em 2016, os 2 governos seguintes tentaram e ainda tentam a todo custo consertar o estrago daqueles 13 anos de incompetência e desonestidade.

A realidade nos conta ainda que o grande “defensor” da democracia, não apenas financiava ditaduras estrangeiras com dinheiro público brasileiro, mas também defendeu diversas vezes acabar com a liberdade de imprensa e da internet através de “regulamentações”.

Por outro lado, a mesma realidade nos conta que o atual presidente é contra qualquer regulamentação ou censura da mídia e redes. É contra medidas arbitrárias feitas na pandemia como lockdown ou passaporte sanitário . É um ferrenho defensor do direito sagrado do cidadão de bem de se defender. Na narrativa, é um “antidemocrático”. Na realidade, defende a liberdade dos brasileiros com unhas e dentes.

A realidade nos mostra ainda que em 3 anos e meio de governo nenhuma medida autoritária ou ditatorial veio do Planalto. Ao contrário, as leis e reformas que vieram do Executivo sempre buscavam menos interferência do Estado na vida das pessoas. A busca por uma democracia liberal esteve sempre presente, mesmo que de forma imperfeita.

No plano econômico, a realidade nos lembra que tivemos em 2003 uma onda de “prosperidade” no início do governo petista, que herdou a “casa arrumada” pelos antecessores tucanos. O PT governou sob um vento de cauda extremamente favorável vindo de fora – com a China crescendo seu PIB em dois dígitos e importando riquezas naturais do Brasil como jamais havia ocorrido antes. O PT nos passou a ideia de ter mantido a casa em ordem no início do governo, porém hoje sabemos que as “maldades” haviam sido iniciadas já nesta época, e o modelo insustentável de pilhagem do Estado brasileiro veio a ruir anos depois.

Hoje, o atual governo continua tentando arrumar o estrago feito de 2003 até 2016. Porém, neste meio tempo, tivemos a maior pandemia global em 100 anos, com uma resposta equivocada de boa parte dos líderes no exterior, o que contribuiu para uma grande aceleração nas tendências de inflação global – que atinge seus níveis mais altos em muitas décadas. Lembrando que o atual governo federal foi uma das únicas vozes contrárias ao “Fique em Casa que a Economia a gente vê depois”. Porém, a histeria de outros protagonistas da vida pública brasileira falou mais alto, e o país sofreu imensamente.

E se não bastassem os turbulentos anos de 2020 e 2021, em 2022 o mundo veio a sofrer mais ainda com a guerra entre Russia e Ucrania, que jogou o preço do gás e petróleo ainda mais para cima, piorando o já complicado cenário de inflação no Brasil e no mundo.

Mesmo diante disso tudo, a realidade nos conta que, nos últimos 3 anos e meio, foram entregues dezenas, ou centenas de medidas importantes para o Brasil, que já trazem e trarão resultados expressivos nos próximos anos, como: Marco Legal do Saneamento, Marco das Ferrovias, Marco do Gás, Reforma da Previdência, Lei da Liberdade Econômica, Independência do BC, Privatização da Eletrobras, BR Distribuidora, TAG, entre outras. A Reforma Administrativa infelizmente não foi feita formalmente, mas um desmonte “silencioso e gradual” dos excessos de décadas no custeio da máquina pública tem sido feito desde o início do governo, visando diminuir o fardo fiscal que estes representam para o país. Longe do ideal, mas razoável por ora.

Na agenda de infraestrutura, foram concluídas inúmeras obras Brasil afora, como a emblemática Transposição do Rio Sâo Francisco, que levará água para uma área relevante do Nordeste – um sonho de muitas décadas. Além disso, construções e concessões de estradas, portos e aeroportos também avançaram trazendo investimentos, empregos e melhores serviços para os brasileiros.

As estatais, pilhadas no governo petista, tem batido recordes de lucros recentemente.

E as vacinas experimentais? A narrativa foi de que o atual presidente era “contra as vacinas”, por ele não a ter tomado e por ter sido vocal contra qualquer medida coercitiva envolvendo as mesmas.

Na realidade, elas foram disponibilizadas para a população brasileira no momento em que isso foi legalmente possível. A controversa compra da Pfizer, não poderia ter sido feita sem a aprovação de mudanças legais no país. Tais mudanças vieram por iniciativa do Senado, na figura de seu presidente. Inclusive ele está em vídeo explicando sua atuação neste sentido (TV Senado, 11/março/2021 e também de 23/fev/2021). Muito antes disso, em junho de 2020, o governo federal assinou com a Oxford/AstraZeneca em termos que eram viáveis legalmente, inclusive com a realização de testes em voluntários feitos em território nacional.

Por fim, a narrativa eleitoral e política. Nas últimas semanas diversas figuras importantes do Brasil assinaram um “manifesto pela democracia”. Qual a motivação? Foi um tipo de “resposta” às críticas ao sistema eleitoral brasileiro, único no mundo, com exceção de Bangladesh e Butão. Estas críticas, que deveriam ser consideradas normais em uma democracia, foram taxadas de “ameaças às instituições”

Qual a realidade? A PEC de 2021 que previa maior transparência no processo eleitoral, com o voto auditável/impresso sendo adicionado ao voto eletrônico (permitindo a checagem posterior), foi sabotado pelo Judiciário em uma interferência grotesca de um dos ministros, que se reuniu no Parlamento com lideranças partidárias para tratar do tema. Após esta reunião, os mesmos trocaram as lideranças da comissão da PEC por novos membros contrários a mesma. Como resultado, a PEC não foi aprovada. Este tipo de “interação” do Judiciário com o Legislativo é inconstitucional (um ministro não pode exercer atividade político/partidária).

A história não é só essa. Em 2015, já havia sido aprovada lei ordinária que previa a auditoria impressa das urnas eletrônicas, por iniciativa do atual presidente, quando ainda deputado. Apesar da matéria ter sido aprovada pelo Congresso com expressiva votação, não foi atendida pela Justiça Eleitoral, e anos depois a Suprema Corte a julgou “inconstitucional”

Qual a realidade? Nossa Constituição Federal é de 1988. Não haviam urnas eletrônicas na época, portanto é impossível que o voto impresso possa ser inconstitucional. Era o único que existia em 1988!

Por isso a iniciativa em 2021 de adicionar a matéria como PEC. Diferentemente de uma lei ordinária, uma Emenda a Constituição não pode ser inconstitucional, por definição. Mas, na narrativa, cabe tudo. O papel aceita tudo. Inclusive que o atual presidente ameaça a democracia, quando justamente ele defende maior transparência no processo eleitoral.

De forma geral, uma das armas da narrativa, são os “crimes futuros”. Como no filme “Minority Report”, onde num futuro ficcional forças policiais perseguiam pessoas com uma tecnologia capaz de entrar na mente delas e se antecipar à intenção de cometer um crime grave. Dois exemplos bem visíveis tem sido “o presidente eleito vai dar um golpe”, e o circo da “CPI da pandemia” que tentou culpar o governo federal por uma “corrupção em vacinas indianas não compradas”. A triste ironia é que a mesma CPI ignorou de forma assumida indícios de irregularidades nos gastos realizados por governos estaduais nas compras emergenciais na área da saúde.

Mas, de verdade, qual será a realidade por detrás de tudo isso?

Em suma, possivelmente alguns, ou muitos, dos que vendem estas narrativas, estão salivando pela volta do ex-presidente corrupto, e com ele a volta do capitalismo de compadrio e toda uma série de benesses estatais para “grupos privilegiados”. Esse tipo de arranjo costuma funcionar muito bem para o topo da elite política e econômica de um país, porém costuma ser desastroso para a maior parte da população.

Estes são a verdadeira ameaça à democracia. Os que preferem uma oligarquia chamada falsamente de “democracia”.

É curioso lembrarmos que o fascismo se caracterizava justamente por isso, um “capitalismo de Estado”, com uma simbiose entre o poder econômico e o poder político, com o Estado no centro de tudo. 

A ironia é que socialistas e petistas de plantão tratam por “fascistas” os defensores do presidente. Mas estes são, essencialmente, em sua grande maioria, defensores da liberdade. Poderiam ser chamados de conservadores, de neo-liberais, ou até mesmo pejorativamente de reacionários, mas nunca de apologistas do fascismo, que é a ideologia irmã do comunismo.

Os dois “ismos” são duas faces da mesma moeda, a do totalitarismo, onde o indivíduo é anulado, e o “coletivo” vira uma espécie de religião. Estes arranjos invariavelmente terminam em miséria e genocídio, como vimos no século 20. Os que se intitulam “anti-fascistas” atualmente tem mais similaridades com o fascismo do que os alvos de suas críticas, que são ferrenhos defensores dos direitos individuais. A máxima leninista “chame-os do que você é” nunca foi mais verdade que no Brasil de hoje.

A narrativa virou inimiga da realidade. Seu completo oposto. Uma desconexão digna de filmes de ficção distópicos. De um lado, a turma da narrativa, sedenta por verbas e benesses estatais se dá ao luxo de viver no mundo do faz de conta. Do outro lado, o Brasil que trabalha e produz, é confrontado pela realidade diariamente e tenta se manter conectado ao mundo concreto, onde ações valem mais que palavras.

Em 2022, o país vai escolher entre o presidente de “maus modos” e bons princípios, e o ex-presidente corrupto de “bons modos e maus princípios”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

20 comentários em “LULA versus BOLSONARO: NARRATIVA contra REALIDADE”

  1. Texto excelente , que poderia ser complementado que os que chamam o presidente de fascista não estariam vivos se realmente o presidente fosse fascista pois nenhum fascista permiti que alguém fale mal dele

  2. Caros, não há como apoiar esse texto, absurdamente eufemista e relativista, vamos aos fatos.
    O tucanato É O CRIADOR DO LULISMO, E DE FORMA ALGUMA O TUCANATO ENTREGOU UMA NAÇÃO FORTALECIDA SOB QUALQUER ASPECTO!!
    Entre 1999 e 2000 que foi quando a palhaçada de paridade de moeda desmoronou o PIB brazuca foi desintegrado, foram ROUBADOS meio PIB do Brasil por 8 anos de governo tucano, o que nos garante 4 QUATRO PIBs Brasileiros o montante do roubo.
    A vale foi ROUBADA POR UM JUDEU (benjamin steinbruch) pelo “valor simbólico” de um mês de faturamento!! Ele não pagou, quem pagou foi o POVO via BNDES, e depois vendeu e ficou com tudo, e claro, não pagou o BNDES!!
    Isso é obra do tucanato!
    As teles então é um capítulo inteiro de ignonímia galopante!
    Uma infra que valia muito foi entregue de graça com a pexha de que estava sucateada, pois segundo a ótica salafra sistema de comunicação é medido pela quantidade de fios e terminais e não pela infraestrutura logística que já estava COMPLETA! Mas não me aterei a isso pois teria que adentrar esferas tecnicas e só ia dificultar o entendimento do que mostro!
    A aparentre onda de prosperidade tanto do fhc quanto do lula foram artificiais em cima de crédito dos cafetões internacionais banqueiros.
    Tudo alavancado pela especulação financeira sobretudo em cima do patrimônio dos trouxas estadunidenses que estavam entrando em um carrossel de hipotecas sobre hipotecas, algo como a cafetinação hipotecária onde se hipoteca a hipoteca e não o bem/patrimônio!
    Tudo já era armação judaica para emplacar o que hoje acontece! Não por acaso TODOS os envolvidos nas apropriações salafras das estatais brazucas foram JUDEUS, a começar pelo dejeto umano marrano fhc!
    O genro desse nascido em lupanar, o judeu david zilberstein no leilão do petróleo disse aos empresários judeus: “o petróleo é vosso”.
    Em meu entendimento essa matéria me parece mais uma terceira via dissimulada…
    Mais alguns detalhes.
    O judeuciário é a organização criminosa de mais alta periculosidade de todo o Brasil e está instalado em 95% de TODOS os tribunais superiores e de primeira instância, tendo apenas exemplos pontuais de idoneidade de togado, que servem apenas como as excessões para a garantia da regra!
    “particularidades” é muita desfaçatez!!!
    As estatais do governo petista foram aquelas que estavam sendo preparadas para a segunda rodada de entrega patrimonial!
    Vide hoje haver burburinhos de venda de petrobras em vez de enquandrar todas as diretorias em crimes de toda sorte, sobretudo traição!
    Mais, observo que a constituição é CRIMINOSA e garantidora do desmonte da nação (esse assunto é vasto e daria um livro dos grossos, bem grossos!!) e sem a repristinação da constituição de 1946 não haverá punição justa para os envolvidos na destruição da nação!
    Aliás, sem o cancelçamento dessa latrina constituição a escumalha de excrementíssimos trogados ficarão aí vitaliciamente parasitando e corroendo a nação por mais 40 anos, repito, 40 anos são o tempo previsto para os lixos lá encastelados serem aposentados, e pior, aposentados em berços explêndidos!
    Esse texto está supinamente superficial frívolo, quase “inocente”, isso só para ser simpático!
    A guerra atual não é entre narrativa e realidade, até porque a narrativa virou realidade por força de lei!
    A guerra atual é entre entidades não humanas e humanos!
    Essa guerra já foi cantada em versos e prosas tem mais de 4 mil anos, está perfeitamente descrita em pentateuco, os 5 primeiros livros do V.T. que é a toráh, a bíiblia judaica raiz.
    Reduzí-la a uma singela briga entre realidade e narrativa é risível!
    Minimizar crimes sob a pecha ideológica é venal!
    Não existem questões ideológicas, a ideologia é apenas uma ferramenta para desviar o foco, o clássico boi de piranha, onde se disserta sobre as maselas ideológicas enquanto os fatos se consumam de forma pragmática.
    Tanto faz se é fascismo, comunismo, socialismo, democracia, ou qualqer dessas “escolas” que SEMPRE só serviram para DESVIAR o foco do jogo, UMA GUERRA ENTRE ESPÉCIES!
    E sempre, ocultando a culpa real, a própria proposta estatal, o maldito estado, o estadeus, o deustado, uma organização intocável absoluta que tem prioridade sobre o ser, que estabelece que todos são o que o estado quer e estabelece, e não são o que são!
    Esse texto para mim pareceu mais papo furado de boteco de leitores de Olavo de Carvalho, papinho de guerra cultural.
    Mas podemos adentrar a real esfera dessa guerra e para isso basta lermos os protocolos dos sabios de sião, dossiê, rosenthal, o judeu Internacional, a história secreta do Brasil, a sinagoga de satanás e mais uma penca de bons livros, inclusive os que falam do início desssa agenda final, o holoconto, a mentira deslavada de 6 milhões de demônios mortos!
    Os 6 milhões foram diasporizados pelo mundo a fora para torná=lo i-mundo, e como foram “holocaustados” ninguém se toca e países como Brasil sempre forma porto seguro para esses demônios, aqui, Argentina, canadá, NZ e australia foram os maiores focos de diáspora dos 6 milhões de diasporizados em holocausto!
    Vão estudar, vão rodar pelo Brasil, vão conversar com os colonos mais velhos sobretudo do sul do Brasil para entender onde estão os “tadinhos judeus” que sumiram lá!
    NÃO EXISTE MAIS SOLUÇÃO QUE NÃO MILITAR PARA O I-MUNDO!
    Vi o podcast do Presida, o cara mandou muito, muito bem, entretanto ele só terá mais 4 anos e o crime está instalado há mais de 500 anos (arrendamento do Brasil para a escumalha de fernão de loronha em 1536), ele por mais messias que seja é um homem só, e aos que creem em messias afirmo: se o “messias” sifu há 2000 anos, de onde vcs tiraram que outro messias não será igualmente debelado?
    Ele só está sendo permitido por conta da agenda cibernéticodigital que ele apoia, que é a meta final, o coup de grace!
    Minha sugestão de sempre, frente dos quarteis declarando guerra contra o estado e a repristinação do constituição de 46, porte total de armas para todos, e caso nessa situação as FFAA exijam a saida do cargo presidencial, o povo coloca ele de novo.
    Mas não creio que isso acontecerá, o povo é Bolsonaro em esmagadora maioria, ou seja, é possível pedir a internvenção militar com penas capitais a granel e atacado, pois assim a nação realmente melhora, em vez do governo estar enriquecendo a nação mesmo sabendo que quem vai ficar com tudo são os salafros depois que ele estiver fora!
    Hoje no mundo pelo menos 50% NÃO PRESTA SOB NENHUMA ÓTICA E TÊM QUE SER EXTERMINADO! Aliás, foi por isso que as pedras georgianas emplacaram, a abundancia de lixos na especie humana está absurda.
    Para um entendimento mais singelo:
    qualquer pessoa que assiste novela é cafajeste, pois só cafajeste gosta de assistir cafajestice, e como a maioria assite novela temos uma noção clara do tanto de lixo que tem que ser exterminado para que a espécie humana prospere!
    É guerra povão, papo de relativização dos fatos não nos levarão senão ao destino da oclusão!

    1. Cesar, há algum tempo já queria saber a sua opinião sobre um político raro que existiu no Brasil, mas como ate entao nao havia aparecido um tema de postagem do site pertinente ao assunto, agora vejo que a minha pergunta não ficaria fora do contexto.

      Esse politico surpreendeu a muitos analfabetos funcionais nos anos 90, que infelizmente poucos da atualidade acompanharam e lembram exatamente como ele era de fato, não no sentido jocoso que a midia sempre impunha sorrateiramente, mas entendendo as suas propostas. Você já deve ter entendido a quem me refiro. Eneas.

      1. Caro CG, o Eneas era um personagem notável, entretanto dotado de uma imensa INGENUIDADE, esse é um preço alto que TODO nerd paga!
        Ele tinha acesso a leituras que não tinhamos, denunciou coisas “fora do tempo” pois só vinte anos depois a macacada entendeu o que é soros, bill gates, rockfeller, rotschild, e NOM, entretanto muito pouco do que o povo poderia absorver não foi absorvido!
        É aquilo, não adianta aparecer o mestre se o neófito não está pronto, e tampouco existe algo profícuo se o mestre ainda não está pronto, e o Eneas não estava e foi assassinado por isso!
        Já o Clodovil muito mais malicioso, com vivencia forte fora do mundo acadêmico foi deletado porque a agenda viada tinha que emplacar e a agenda viada é 1000% judaica, NÃO EXISTE VIADO QUE NÃO TENHA GENÉTICA JUDIA! Essa é uma abominação oriunda do hibridismo entre humanos e judeus, e o Clodô estava toda hora delatando isso!
        A primeira regra de quem quer permanecer vivo em guerra é NUINCA ingerir algo que não sabemos a origem, e menos ainda habitar lugar sem antes fazer pente fino nos arredores.
        Se ele tivesse usado um medidor geiger ou de eletromagnetismo teria percebido que havia algo de muito bizarro nos locais de trabalho.
        Digo isso porque leucemia é uma doença PROVOCADA PELO ELETROMAGNETISMO!
        Isso é sabido desde a década de 60, tanto é fato que trabalhadores de locais com altas doses de eletromagnetismo têm adicional de insalubridade.
        O ferro no sangue em campos magnéticos fica magnetizado com orientação em função da fonte magnética, e ao movermos transformamos o sangue em uma espécie de liquidificador celular, fazen do com que as moléculas dancem de acordo com a orientação externa do campo mag.
        Provavelmente havia ou radiação oriunda de algum césio que colocaram na água que ele bebia, ou o mais provável havia um gerador de campo magnético em posição estratégica!
        Ninguém pega leucemia a toa, salvo hoje em dia a macacada em estado degenerativo severo!
        Um grande problema é a confusão entre cultura, inteligência e perspicácia.
        O Eneas era culto, inteligente mas em termos de perspicácia era nerd e como todo bom nerd não sabia chondas da vida fora do casulo ACADÊMICO.
        Creio que o Bolso é mais preparado, ele inclusive começou a acordar os neófitos néscios que ainda não sabiam que tinham uma naba estatal enfiada no rabo!

        1. Concordo, caro César. De que adiantou tamanha inteligência, até bem à frente do seu tempo, se isso não evitou que ele ficasse dando bote pro inimigo(s)? Ele disse coisas que na época pareciam absurdas, que o homem médio não conseguia assimilar e com isso rotulavam o barbudo de louco. E aí realmente voltamos àquela questão que sempre frisas aqui. Quando ele expressava o seu conhecimento com a massa acéfala, ele nao estava de forma alguma orientando o povão, mas tão somente jogando pérolas, diamantes, barras de ouro aos suínos.

          Você sempre cita sobre campo magnético e seus riscos. Já vi alguma coisa sobre essas usinas de energia fotovoltaica (conhecida como energia solar) terem risco de radiação eletromagnética. Você sabe alguma coisa acerca disso?

          1. Caro CG, usinas fotovoltáicas são em minha opinião criminais e entendo TODOS os envolvidos nessa palhaçada criminosos contra a Terra e toda a natureza alem da humanidade!
            Energia elétrica se colhe no ar, lembre-se que a Terra tem campo magnético e onde existe campo magnético existe um perpendicular elétrico, pois magnetismo é indissociável com a eletricidade. Para eliminar dúvidas sugiro a introdução de uma barra de cobre no solo (uns 1m pelo menos enfiado com uma barra de 1 cm diâmetro, pois assim vai ficar fácil qualquer multímetro fazer a leitura), e outra igual uns 2 metros também fincada. Basta medir a diferença de potencial entre ambas que terá pontualmente a disponibilidade elétrica do terreno.
            Já no ar teria que fazer um induzido grande (uns 2 metros de comrimento e uns metro de diâmetro no mínimo) colocando-o em posição perpendicular ao giro, ou seja, orientado norte sul, daí é só medir a disponibilidade energética nas duas pontas do induzido. Lembrto que esse método é mais eficaz próximo a antenas de celular ou rádio. Inclusive nessa situação o induzido captura as ondas deletérias e as converte em eletricidade.
            E proximo a antenas o rendimento é insano!
            Isso coloquei só para um entendimento mais acurado das formas de coletar eletricidade em vez de gerar eletricidade, e a absurda disponibilidade e abundância energética que a escumalha imunda ROUBA mantendo a macacada na ignorância!
            Já paineis fotovoltaicos são eficazes se usados de forma sadia em vez de colocados em áreas imensas roubando terras, fritando pássaros e desorientando também. Nesse caso é evidente que existe um roubo de terras públicas no mínimo.
            Lembro que na espanha é crime coletar energia solar sem dar grana para os lixos estatais e aqui tinha lixo armando essa também, o Bolsonaro barrou a sacanagem!
            Mas se todo telhado fosse transformado em painel solar aí sim seria uma fantástica fonte energética, redundante e sem custos de manutenção salvo lavar os paineis.
            Areas sombreadas pelos paineis entram em desequilíbrio do bioma, como por exemplo, em superfícies aquáticas, onde a fonte nutricional dos planctons (base da cadeia trófica, sem ela nada vive) é a luz solar.
            Ademais, se todos tiverem paineis em suas casas terão uma noção clara da quantidade energética disponibilizada e mais, VÃO APRENDER A GERENCIAR AS PRÓPRIAS ENERGIAS DE FORMA A NÃO MAIS SEREM ENGANADOS PELA IGNORÂNCIA!
            Lembre-mos que microturbinas colocadas ao longo das tubulações de um prédio garantiriam energia elétrica em abundância, aos que duvidam façam os cálculos de queda. Canos de 2 pol com dez metros de queda garantem mais de 1 kva por hora, ou seja, as águas que correm nas “veias” de um prédio, tanto a limpa quanto a suja, são energia sendo jogada fora!!
            Um prédio de 30 metros tem quantos canos de água?
            Percebem o que falo?
            TUDO, QUALQUER MOVIMENTO GERA ELETRICIDADE, QUALQUER AÇÃO GERA ELETRICIDADE, É SÓ SABER COLETAR!
            Nunca existiu e nunca irá existir escassez energética, existe é SEQUESTRO DE TODAS AS POSSIBILIDADES AUTÁRQUICAS PARA A MACACADA!
            Lá no blog que vc já conhece abordo em vários posts sobre essa questão.
            Entendo essa questão como a maior mentira dos séculos 20 e 21.
            O pimeiro carro a romper a barreira dos 200km/h foi elétrico, na decada de vinte do sec passado.
            A barreira dos 100km/h foi com carro a lenha e dez anos antes!!
            Naquele tempo existia cqarros movidos a toda sorte de combustível, mas a suja famíglia rockfeller tinha que sequestrar a autarquia, da mesma forma que destruiu a autarquia médica da população e tudo graças somente a IGNORÃNCIA da macacada!
            Por isso sinto tanto nojo de quem assiste novela, pois sei que são esses cafajestes que são os soldados do inimigo.
            Tanto é fato, que são esses lixos que queriam impor a todos vacinas, que impõe a todos agendas de filhotes lixos, viados, degenerados, travecas, obesos deles que vamos “ter que engolir” com leis protegendo esses excrementos.
            Aliás, é por conta disso que advogo a favor da matança, pois sei que tais lixos que geran lixos, que nada sabem, que tudo ignoram que são os soldados totais de todfas as agendas de destruição humana!
            Foram esses lixos ômegas que a 5 mil anos se reproduziram nos corpos de judias prostitutas e se amalgamaram como o exército de satã, que desde sempre vêm corroendo o tecido social.
            O comunismo é fruto exclusivo desses lixos, são esses lixos que inclusive nos obrigam a pagar sistema de saúde para eles que querem estado forte por serem lixos, fracos, degenerados, excrementos (vide buraco de merda ser órgão sexual para esses dejetos).
            Mas infelizmente, o “concervador” é escarrado esse agente, embora travestido de libertário, tanto é fato que esses também acham pertinente cagação de regras, e para que imponham suas leis como melhores dizem ser leis de deus!!
            Não existe mais nenhuma solução que não a militar e com abundância de matança.
            Seja lá o que sobrar terá a chance de selar de vez o destino da humanidade ou de selar o destino dos umanos!
            Que façam a escolha mais sábia!

            1. Inclusive temos também o exemplo da serpentina, que os antigos usavam (ainda ha muitos usando) para aquecer a água do banho via fogao à lenha. Com isso, são kwh a menos na fatura do mes. Inclusive o próprio fogao à lenha também é algo fantastico, libertador do sistema energetico imposto, que deveria ser de conhecimento e maior uso das pessoas. Captacao de agua entao nem se fala!

              Se diz que devemos buscar encurtar ao maximo a distancia entre o local de producao do alimento e o nosso prato. Quem tem pedaço de terra pequeno que seja já pode usufruir desses recursos relativamente baratos e acessíveis em boa parte do país.

              Mas, aí voltamos naquela questão que abordastes: quem tem terra consegue sobreviver mesmo que o mundo esteja se acabando. Mas quem está na terra precisa ser produtivo, não ter preguica, senão é melhor permanecer mesmo na “cidade grande” pegando 3 busao pra ir trabalhar!

              1. É por aí!
                Vale lembrar que uma serpentina dentro de uma caixa de piche, como são feitos paineis de aquecimento solar, é outra forma de ter água quente de graça.
                Na terra é fundamental ferramentas e força.
                Vi ontem um video do sujeito fazendo coisas na terrinha dele nos EUA, o cara tinha um daqueles mix de escavadeira e trator que parecia carrinho de criança! O cara carregava uns troncos de uns 300 kg de cá pra lá no papum!!!
                O preço?
                Em torno de uns 30 mil reais!
                Dinheiro também pesa na hora da autarquia e autonomia!
                Mas para termos isso aqui é fundamental entendermos que não podemos depender do capital apátrida judeu que migra de um local para o outro no bailar da política!
                E é ESSE CAPITAL que está entrando agora com a política financista especulativa do Paulo guedes!
                Temos que ter parque industrial e para isso é fundamental políticas de fomento ao inventor/empreendedor, e isso não está sendo prioridade e cérebro é exatamente quem tira uma nação do ostracismo e dependência!
                O lula e o fhc fomentaram a estupidez, a ignorância, a bestialidade, e foi isso que nos levou à situação atual!
                Quando existe interesse claro da ridicularização do intelecto é sinal de que existe ataque terminal a uma nação, e isso o povo ainda não entendeu!
                O povo não entendeu que as mérdias desde sempre fomentam a imbecilização das massas e a ridicularização do intelecto.
                Vide a agenda nerd, onde lixos frouxos histriônicos com desig clichê de gênio (cabelo desgrenhado e ar de avoado) são alavancados a pensantes, sendo que não são, são cachorros obedientes!
                Chegamos ao ponto, isso no i-mundo inteiro, de alavancar um zé ruela aleijado que sequer conseguia se mexer como gênio, sem entendermos o axioma irredutível: mens sana in corpore sano!
                Ou seja, a humanidade comprou a ideia de universo aleijado como o zero a esquerda stephen howkins propositor desse universo, e o mais dantesco, assinaram em baixo!
                Entendeu como se desmonta o poder criativo com essa agenda?
                Lixo vira gênio e gênio vira louco!

  3. O autor tem razão! O embate nas eleições de outubro não se trata de direita ou esquerda, ou entre conservadores e progressistas, ou quaisquer outras expressões estranhas à nossa cultura. Não que tenha inverdades no sentido stricto da palavra, mas são termos que, de certo modo, são alienígenas à nossa linguagem. Acredito que até hoje milhares de brasileiros não tenham a menor noção do que elas significam ou que representam.
    Eu diria que são mais adequadas o embate entre a “tradição” e a “modernidade”.
    A tradição procura conservar aquilo que foi estabelecido por gerações que nos precederam, transmitidas e aceitas como legítimas pelas gerações seguintes como, por exemplos, a preservação do modo natural da constituição familiar ou a manutenção daquilo que aprendemos como fato social válido, transmitido pela educação, como a moralidade e os bons costumes.
    Já o modernismo procura quebrar a tradição, estabelecer novos parâmetros, reger novas regras, impor novas atitudes e comportamentos estabelecidas por uma minoria descontente com o status quo. Isso ocorreu na arte, na música, na linguagem, dentre outras áreas na nossa cultura brasileira.
    A ideia de “narrativa” não pode ser taxada de algo pejorativo, os militares utilizam essa expressão o tempo todo nos seus estudos de estado-maior ou quando uma autoridade militar quer sobressair uma narrativa (ideia-força) no âmbito da força armada a qual pertence.
    A “realidade” é uma palavra bonita, no entanto, posso distorcer a realidade a meu bel prazer. Não estou dizendo que o governo atual está fazendo isso, muito pelo contrário, mas sim nas possibilidades que o ser humano é capaz de fazer.
    Contudo, a verdadeira polarização não é terrena, mas sim espiritual. Um embate entre o bem e o mal, entre as forças do maligno e o poder de Deus por intermédio do seu filho amado e rei salvador Jesus Cristo. Mas diferente da expectativa do resultado em outubro, essa nós já sabemos por antecipação (nas Escrituras Sagradas) o resultado final.

    1. Caro Wellington, a forma com que colocou mostra que vc prefere acreditar que o rabo é responsabilidade alheia, vamos aos fatos.
      De onde vc tirou que a degeneração (que vc denominou progressismo) não tem sua origem na conduta “concervadora” da massa?
      Se viados nascem é porque mulheres degeneradas defecam com suas vaginas e parem excrementos, seres que entendem que buraco de fezes é órgão sexual!
      E mulheres se degeneram se envolvendo com excrementos lixos, frouxo que passa perfume porque não se garante em seu próprio cheiro natual, pois imundo que é FEDE e precisa ocultar isso, afinal quem fede é lixo, e se nós formos listar o uso de perfumes e desodorantes veremos que 90% das pessoas FEDEM, e se fedem são podres.
      As axilas são onde os feromonas masculinos são mais ativos, da mesma forma que na mulher é na vagina os aromas feromonais mais intensos.
      É evidente que o hábito de adulterar os cheiros axilares são prova cabal de lixismo sistêmico, pois macho sadio busca mostrar seu cheiro até para medir o potencial da mulher de identificar macho, pois mulher com pouco olfato corre o risco de se deitar com merda, pois pelo cheiro não decupa o macho que a interessa!
      Como mostro, a análise clichê cheia de “politicamentismos corretos só interessa a quem não presta, pois ela desconsidera todo uma sequencia de eventos que garantem o veredito epistemológico!
      Hoje em dia valete deixa até outro valete enfiar o dedo no rabo dele por ser lixo e não mais responder pela saúde de suas próstatas!
      E vc vem dizer que o “progressismo” não é cria exatamente desses lixos concervadores (lixos que só conseguem comer mulher embebedando elas, pois o lixo sabe que só sua manifestação não é suficiente para cordar o imaginário feminino, e como a agenda estabelecida por mulheres diz que dar é bom, a mulherada não mais se respeita e gera só MERDAS e merdas entendem que buraco de merda é órgão sexual!
      A coisa mais fácil é descambar para a religiosidade, pois com ela se garante que a razão, o bom senso, e a coerencia não se fazem necessárias!
      Mas em uma simples resposta a essa sua colocação te mostrei que a culpa no cartório está em todos os “concervadores”, esses lixos são os genitores de dejetos cotistas, travecas, viados, estupradores/pedófilos…
      Distorcer realidade????
      Não é possível distorcer realidade, é possível mentes distorcidas interpretareem a realidade dentro de seus contextos doentios, mas distorcer com certeza não é possíovel, afinal é a realidade!
      Já a verdader, essa sim é distorcível, pois ela depende de quem a percebe, e cada um a enxerga de uma forma, logo, a verdade de cada é de cada e nunca de todos.
      Preciso dizer que a narrativa é a verdade, aquela personalista, moldável e adaptável?
      Qualquer dúvida, não hesite em questionar!

  4. O STF por meio do imortal e inesquecível Fachin soltou da cadeia o criminoso mais perigoso do Brasil, condenado em 3 instâncias até o STJ. Depois disso o fantástico STF fez com que esse criminoso fosse elegível para a presidência. Como não estavam seguros ainda, incentivaram o congresso, o senado, mídia, e toda a parte podre do Brasil, a perseguir o Presidente. Começaram também a inventar leis e prender conservadores sem processo legal. Não querem de maneira alguma usar urnas confiáveis porque está claro que pretendem a fraude e dar o golpe final.
    O que mais me incomoda é ver o executivo, os militares, o povo aceitando tudo isso somente com lamentações. Nenhuma ação para enfrentar a situação. Acho que somos todos um bando de molengas e covardes

    1. Caro Massimo, como já disse, é “mássima” a urgência de ação!
      Só que FFAA não se auto acionam, isso seria GOLPE, pois ela é o poder real desequlibrante, quando entra em cena é finalizando a contenda, sem firula.
      Mas quem são as FFAA?
      Não são uma organização impessoal como o estado, empresas, mas sim são a vontade de um povo expressa em força!
      Forças armadas são feitas por nós, por nossos pais, filhos, netos, porque são em última análise o ULTIMO HOMEM/MULHER LUTANDO PELO SEU ESPAÇO VITAL/EXISTENCIAL!
      Daí, afirmo que o que vc coloca em seu último parágrafo ficou distorcido.
      Só é possível a manifestação das FFAA caso o povo peça, ou se algum dos poderes pedir desde que não seja usada para atacar o povo e também o famoso e inócuo 142, que age exclusivamente dentro da constituição colocando cada poder em seu lugar.
      Ou seja, com 142 o que vai acontecer é juiz parando de legislar e leis criadas por juiz deixarem de existir. SÓ ISSO< MAIS NADA!
      Já com o povo exigindo declaração de guerra contra o estado criminal em frente aos quarteis, aí, é diferente, pois aí fica tipificado que o estado não representa, não serve ao povo e não obedece o povo, logo será dissolvido e reconstruido!
      Quem for competente vai voltar, quem é parasita, olho da rua no lixo, quem cometeu crimes de prevaricação, malversação, corrupção, e todo o leque de crimes facilitados pela proposta estatal irá pagar, e claro, TODOS OS ENVOLVIDOS EM CRIME DE SABOTAGEM E TRAIÇÃO (entender que corrupção é traição, qualquer crime de funcionário público é traição) CONTRA A NAÇÃO SERÁ EXECUTADO E EXPROPRIADO!
      Ou seja, em uns dois anos no máximo estariamos com uma nação limpa, lixos parasitas que ganham nababescamente, que aposentaram nababescam,ente, que se locupletaram da nação nos útlimos 40 anos, serão eliminados, seus bens expropriados e só nessa contando com uns 10 milhões de aposentados privilegiados por aposentadoras estatais, teriamos uma massa de dinheiro digna de fazer valer o que esses lixos parasitaram e não fizeram, os trogados ministros serão quase todos executados por crimes de sabotagem, corrupção, malversação, prevaricação, traição, e só nessa ficamos livres desses lixos que estariam aí por mais 40 anos, só de pensão de viuva vai ser uma economia fantástica!
      Mas para que esses fatos ocorram é fundamental que o povo se manifeste em frente aos quarteis, pois se manifestar de frente para congresso está sendo dito subliminarmente que o povo acredita nas instituições, já na frente dos quarteis a mensagem é clara, o povo entende que com bandidos não há diálogo e aí é guerra!
      Com relação ao Presida, o cara tá fazendo um puta trabalho, ele volta depois se tiver que vagar a presidencia, pois o povo quer, e FFAA é a voz do povo!
      Aliás, o Bolsonaro tá phoda, o cara tá com 450 mil assistindo a entrevista dele agora em um programa de iutubi! Só de doação de cinco e 10 reais, descontando os bombadões de 300 mangos, o "barriga de chopp" entrevistador já engordou a conta com mais opulência que a própia barriga!! 😀
      Um verdadeiro tapa na cara da mérdia oficial!
      Segunda feira ele bombou rasgado em podcast!
      Agora o lema é simples: não invistam em bitcoins, entrevistem Bolsonaro! 😀

      1. Olá, César. Foi algo similar a isso que aconteceu na Singapura algumas décadas atrás? Um país podre e sujo se tornou uma potência rapidamente.

  5. REFUTADOR DE PICCHAS

    Cadê o google “lista de traições de bolsonaro”? Nem dá trabalho, é só ir lá

    O STF soltou o Lula..é piada..quem soltou foi o senhor excelentíssimo presidente..

    César, corroboro quanto a guerra de 4 mil anos, a agenda alienígena negativa nos ferra há mais tempo que isso, aliás.

    1. Google???
      O google como auferidor de alguma coisa é muito semelhante a fazer leitura de borra de café na latrina pós serviço e sem descarga dada!

  6. Texto principal muito superficial pra época e período em que estamos. Eu poderia até embarcar nessa e apreciar as palavras se quisesse me iludir e entrar na dancinha política nacional e até mundial. O buraco é bem mais embaixo, bem mais e mais…eu diria que alcança os subterrâneos do planeta e até penetra em outras densidades de matéria. Mas, se gostam de se refastelar no lamaçal e acham que do meio dos excrementos e da lama fétida vai sair algo mais agradável… parece que se está revivendo mais um momento crítico social e repetindo os mesmo erros. Ponto e aplausos pra quem está no comando geral.

    César, estas frases me agradaram por demais.
    “A guerra atual é entre entidades não humanas e humanos!” […]
    “Reduzí-la a uma singela briga entre realidade e narrativa é risível!”

    A grande massa adormecida age conforme o esperado. As cabeças mais pensantes e atuantes parece retroalimentar o sistema que mais benefecia os globalistas do que impede seu avanço e pior, o avanço do “maioral” à frente destes.

    Você falou sobre eufemismo.
    E é assim que estou observando: um grande eufemismo pra cima desta turma de globalistas e elite mundial. Tão querendo amansar o monstro com doces palavras ou conforme recomenda os evangelhos?
    “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
    Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
    E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
    E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
    Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
    Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
    Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.”

    Como disse: risível! O problema é que se fosse pra ferrar apenas quem se dobra e se submete, eu ia continuar rindo; mas quem tá na bagaça, geral, se ferra junto. Salvo raríssimas excessões, se houver!

    1. Cara Layla, vc pecou grave em uma afirmação: “A grande massa adormecida age conforme o esperado”
      É fundamental o entendimento que a massa é SOLDADO DO INIMIGO E não “adormecidos”!
      Eles são o que são porque não prestam!
      Ninguém que tem carater assiste novela global, NINGUÉM que presta aceita dedada no rabo para checar próstata, ninguém que presta toma viagra, ninguém que presta ingere alcool, pois alcool desmonta a procedencia de um ser.
      Quem presta não aceita filhote de inseminação artificial, não aceita sustentar mérdicos para cuidarem de suas saúdes, quem presta não come besteira só porque está carente…
      Quem presta nessa sociedade se isola, e se não busca o isolamento é porque não presta e se sente confortável, em meio aos lixos!
      Deixemos de relativizar o mal, deixemos de lado a ideia de que as pessoas que conhecemos prestam, pois não prestam, se prestassem fariam por onde e não o fazem.
      Daí, deixo a pergunta simples: quantos vc conhece que cuidam de suas saúdes e não tem sequer plano de saúde, e terá uma resposta clara sobre a proporção de quem presta na sociedade!

      Já fui um lixo completo, bebia, me acabava…
      Embora eu fosse um lixo, tenho o setup diferenciado, eu CONSIGO ENXERGAR UM MERDA OLHANDO UM ESPELHO, enquanto a imensa maioria só consegue enxergar que está feio, acabado, assim ou assado, mas nunca se depara com o lixo completo e reconhece.
      Esse foi meu diferencial, me percebi lixo completo e desejei deixar de ser lixo, daí começou minha saga pela limpeza e futura depuração!
      Enquanto as pessoas relativizarem a venalidade periculosa dos “adormecidos”, entenderem eles como adormecidos, continuaremos em meio aos lixos, pois lixo raiz é feliz sendo lixo!
      Só no momento que todos os coerentes perceberem e entenderem que adormecidos são lixos da pior espécie é que a espécie irá vingar, até lá é só na torcida para que haja mais coerentes do que adormecidos pelo menos na medida da potencia!

      1. Caro César, você comentou que também já foi um lixo e em um dado momento mudou. E se muitos “adormecidos” também tem potencial de mudar mas ainda estão um lixo?
        O que os diferencia de você, no passado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *