Pular para o conteúdo
Pesquisar
Close this search box.

Crise No Vaticano

Karina Michelin

Karina Michelin

Com a diminuição da receita por conta do vírus, o Papa decidiu conter as despesas do Vaticano, dando um banho de água fria no clero. O corte será de 10% no salário mensal de 5 mil euros dos cardeais, somando 1 milhão de euros de “economia”.

Quatro mil funcionários da Santa Sé tiveram seus fundos de pensão congelados até 2023, serão reduzidos também os salários de outros superiores,e dos órgãos eclesiásticos e religiosos. O corte salarial foi anunciado pelo Papa com um “Motu Proprio” (de sua iniciativa própria) “com o objetivo de salvaguardar os empregos atuais”, e está decisão pegou todos os funcionários de surpresa, ninguém esperava isso até porque, segundo os técnicos, está decisão não será decisiva no ponto de vista contábil.

Na semana passada quando o Papa teve acesso ao balanço preventivo da Santa Sé, os números mostravam mais saídas do que entrada de dinheiro: uma receita de 260,4 milhões de euros, diante de 310, 1 milhões de despesas, resultando em um déficit de 49,7 milhões de euros.O fato é que as contas não vão bem há muitos anos, nos dias de hoje conseguir fechar as contas do Vaticano no positivo, é quase um milagre.

O prefeito da economia, o jesuíta Guerrero Alves, explicou não faz muito tempo, que este ano as reduções das despesas foram de 8%, contra um custo de funcionários que de 2019 a 2020 cresceu 2%, mas o Papa Bergoglio foi categórico ele não vai demitir ninguém.

Com o fechamento dos Museus do Vaticano (a principal fonte de renda), os cardeais começaram a debater e trazer novas alternativas para mudar a receita, um tema tabu voltou ao centro da mesa, um cardeal aposentado sugeriu ontem a retomada da venda de charutos e cigarros: uma atividade que foi vetada por Bergoglio 4 anos atrás, no entanto, trazia aos cofres do Vaticano, 12 milhões de euros por ano.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Karina Michelin

Posts relacionados