Pular para o conteúdo
Pesquisar
Close this search box.

União Européia leva Astrazeneca para o tribunal

Picture of Karina Michelin

Karina Michelin

Ursula Von der Leyen

Depois de meses de caos, contratos duvidosos, cláusulas sigilosas, doses de vacinas que nunca chegaram, a Comissão Européia presidida por Ursula Von der Leyen decidiu na última sexta-feira iniciar uma ação legal contra a empresa anglo-sueca, em nome de 27 Países membros.

Segundo o porta-voz da UE, Stefan De Keersmaeker, o motivo da ação foi que “ a empresa não foi capaz de apresentar uma estratégia confiável na entrega das vacinas”.

Os números do contrato diz: que a Astrazeneca deveria ter feito à entrega de 30 a 40 milhões de doses até o final de 2020. No final de junho de 2021, a empresa deveria completar à entrega das doses, resultando em um total de 300 milhões de doses, como estipulado no acordo.

O problema é que até o final de março deste ano, o laboratório entregou somente 30 milhões de doses, ou seja um quarto do previsto, deixando 27 países sem alternativas para a vacinação.

Enquanto a UE briga por seus direitos contratuais, os 27 países continuam com sérios problemas de vacinação. O paradoxo é que o passaporte de vacinação está sendo implantado nos países Europeus, sem a vacina e com várias restrições para outros Países, onde só será permitido a entrada de pessoas que foram vacinadas com as vacinas aprovadas pela EMA, Agência Européia de Medicamentos: ( Pfizer, Moderna, Johson&Johson e Astrazeneca)

Mais um caso de incoerência política. A guerra diplomática continua em andamento, vale tudo pelo poder.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Karina Michelin

Posts relacionados