Pular para o conteúdo
Pesquisar
Close this search box.

Shamsia Hassani: é a primeira artista de rua no Afeganistão a dar voz as mulheres

Picture of Karina Michelin

Karina Michelin

Shamsia Hassani com uma de suas obras pelas ruas do Afeganista

Shamsia Hassani, é a primeira artista de rua no Afeganistão a dar voz as mulheres, além de ser professora de escultura na Universidade de Kabul.

Ela arrisca sua vida todos os dias, retratando através de suas obras o desespero das mulheres afegãs que são reprimidas violentamente por grupos extremistas.

Shamsia nasceu no Irã, seus pais fugiram da guerra civil, ela é a primeira mulher a se dedicar à arte de rua e a condição do universo feminino no Afeganistão.

A maioria das pessoas em todo o mundo, não tem a menor noção do que é a verdadeira vida destas mulheres e crianças: comparar as suas vidas com o inferno não seria exagero.

O objetivo de Shamsia é ensinar mulheres a olharem para si mesmas e para seus desejos, e fazer algo mudar.

Shamsia se dedica à arte de rua desde 2010. Suas obras, quase sempre com o tema mulheres, muitas vezes representadas sem a boca, se alastraram pelas ruas de sua cidade, onde ela agora está escondida em um lugar seguro.

Quero colorir as lembranças ruins da guerra“, disse Hassani em uma entrevista ao Art Radar, “e se você tem essas lembranças ruins, apago a guerra da mente das pessoas. Quero tornar o Afeganistão famoso por sua arte, não por sua guerra “.

Enquanto mulheres e crianças são mortos todos os dias por esse regime sanguinário, o silêncio ensurdecedor das feministas oportunistas, mergulhou na escuridão. É escandaloso que não se inicie uma onda de protestos universal….

Para essa gente o que vale é a lacração superficial e não a verdadeira HUMANIZAÇÃO, está tudo muito claro.

instagram Shamsia @shamsiahassani 🌹

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Karina Michelin

Posts relacionados