Pular para o conteúdo
Pesquisar
Close this search box.

Nova estratégia: Rússia retira suas tropas do lado Ocidental

Karina Michelin

Karina Michelin

As tropas russas deixaram Chernobyl nesta quinta-feira 31/03, e a usina nuclear ucraniana já está sob o controle da Ucrânia. 

Um dos motivos foi porque vários soldados russos foram contaminados pela  radiação – do acidente nuclear mundialmente conhecido de 1986. Os soldados  teriam instalado equipamentos militares pesados, levantando uma poeira radioativa  sem nenhum equipamento de proteção, e chegaram a cavar trincheiras na área mais  contaminada do local recebendo doses significativas de radiação, sendo que muitos  deles estão hospitalizados na Bielorrússia, país aliado da Rússia. 

Soldados russos também estão evacuando as regiões próximas de Kiev, capital da  Ucrânia. 

Muitos acreditam que o exército russo está se concentrando nas regiões russófonas de Donetsk e Lugansk, e que um possível acordo pode sair nos próximos dias.

Nessa sexta-feira, a Rússia acusou a Ucrânia de bombardear um depósito de  combustíveis em seu solo na cidade de Belgorod, localizada não muito longe da  fronteira ucraniana. A explosão ocorreu as 6:00 horas, horário de Moscou, o fogo se  espalhou por uma área de 2 mil metros quadrados. 

O governador da região Vyacheslav Glazkov, disse em seu telegram que dois  helicópteros teriam cruzado a fronteira em baixa altitude e passado desapercebido  no depósito de combustível. 

A Rússia possui um sistema antimísseis capaz de identificar um alvo em altitudes  médias e altas, porém os helicópteros estariam voando cerca de 100 metros  passando desapercebidos pelo sistema. 

O tenente de reserva Sergei Khatylev, acusou a OTAN, dizendo que os ucranianos  tiveram informações privilegiadas e precisas, que teriam sido passadas pela  inteligência da mesma. 

170 bombeiros e 50 veículos foram enviados no local. Moradores das ruas próximas  foram evacuados por segurança. 

No Twiter, um jornalista do jornal alemão Bild cita uma fonte militar ucraniana que  este ataque pode ser uma operação russa de “bandeira falsa” para implicar Kiev. 

POR: LUCCAS LIMA

Fonte:  

https://www.courrierinternational.com/article/guerre-en-ukraine-les-russes-rendent les-cles-de-tchernobyl-aux-ukrainiens 

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Karina Michelin

Posts relacionados