Pular para o conteúdo
Pesquisar
Close this search box.

Liz Truss é eleita a nova chanceler britânica: “Vou governar como uma conservadora” – este será o governo mais direitista

Picture of Karina Michelin

Karina Michelin

Hoje foi anunciada a nova chanceler britânica, depois de Margaret Thacher e Theresa May chegou a vez de Liz Truss, 47 anos, ex ministra das Relações Exteriores.Truss venceu o rival Rishi Sunak, ex-Ministro do Tesouro, por uma margem de 57 a 42 pontos. 

Em seu primeiro discurso como primeira ministra ao seu partido Conservador – Liz Truss falou : “Vou governar como uma conservadora”. Entregaremos uma grande vitória para o partido conservador em 2024.

Este governo sem ter começado já é classificado pela grande mídia como o governo mais direitista.

Truss é filha de dois militantes de extrema-esquerda, quando criança foi levada por seus pais para marchas antinucleares onde a fizeram cantar slogans contra Margareth Thatcher – a dama de ferro. Por razões ideológicas, ela foi enviada para uma escola pública em vez de um dos institutos particulares frequentados pela elite britânica: apesar disso, ela conseguiu ser admitida em Oxford, onde estudou Política, Filosofia e Economia no Merton College, o mais rigoroso centro acadêmico do mundo. Mas mesmo na universidade continuou a servir no campo progressista, nas fileiras dos Liberais Democratas: e nessa qualidade também fez um discurso em que defendia a abolição da monarquia. ( aqui )

Foi apenas quando adulta que Liz  mudou sua vida de maneira profunda e significativa se convertendo ao credo thatcheriano. Quando ingressou no partido conservador, logo se destacou como uma das principais expoentes da ala liberal. A sua carreira é notável: aos 39 anos tornou-se a ministra mais jovem da história e desde então nunca mais se afastou do executivo. 

Truss como Ministra do Comércio Internacional: viajou o mundo de forma incansável para concluir dezenas de tratados comerciais com inúmeros países em poucos meses. Liz tornou-se assim o porta-estandarte da Grã-Bretanha Global, aquela Grã-Bretanha global que graças ao Brexit recuperou uma política comercial autônoma, fora da União Europeia – que ela rotula como “protecionista”.

Ao contrário de Boris Johnson, ela é uma que estuda e se prepara: mesmo que aqueles que a conhecem melhor a definam como “uma mulher estranha”  – já seus difamadores a consideram basicamente meio louca. Uma coisa é certa com a inflação disparada e a economia à beira da recessão e colapso, não será fácil manter o equilíbrio no Reino Unido, este é um desafio que faz qualquer um tremer. 

Liz Truss- neo-thatcheriana de ferro, liberal na economia, defensora do Estado mínimo tem como objetivo: “entregar um plano ousado para cortar impostos e aumentar a economia” e levar o Partido Conservador a uma vitória nas eleições gerais em 2024.” No nível internacional, ela é ainda mais abrangente do que Boris Johnson no apoio à Ucrânia e vê a China como uma ameaça a ser enfrentada com firmeza. Quanto à Europa, Liz está pronta para desafiá-la ao romper os acordos sobre a Irlanda do Norte.

Se Boris Johnson era acusado de não ter reais convicções e ir onde soprava o vento – Truss chega determinada para mostrar que o vento, é ela! Veremos…

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

2 comentários em “Liz Truss é eleita a nova chanceler britânica: “Vou governar como uma conservadora” – este será o governo mais direitista”

  1. Como seria bom que essa primeira nova ministra mandasse prender o Boris Johnson por todos os crimes que ele cometeu contra a humanidade tais como lockdown,obrigatoriedade de mascara,de vacina,

  2. Caros, sugiro a todos que procurem nas páginas do forum econômico i-mundial (wef) sobre essa personagem!
    Inclusive a cambada do forum parece estar bastante feliz com essa nomeação!
    A figura é cativa na esfera da parasitagem estatal, e o estado é uma organização criminosa, e se duvidam sugiro que se perguntem se procede o estado dizer o que o cidadão deve fazer. Se perguntem se procede o estado se servir do povo em vez de servir AO POVO!
    Só lixos precisam de lixos para os nortear!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Karina Michelin

Posts relacionados