O maior produtor de ovos frescos dos EUA interrompe produção em fábrica no Texas após gripe aviária encontrada em galinhas. A Cal-Maine Foods, Inc ., sediada em Ridgeland, Mississippi, disse em um comunicado que aproximadamente 1,6 milhão de galinhas poedeiras e 337.000 frangos, cerca de 3,6% de seu rebanho total, foram destruídos depois que a infecção, gripe aviária, foi encontrada nas instalações em Parmer Condado, Texas.
De acordo com o comunicado: “ a empresa continua a trabalhar em estreita colaboração com autoridades governamentais federais, estaduais, locais e grupos industriais focados para mitigar o risco de surtos futuros e gerenciar eficazmente a resposta. A Cal-Maine Foods está trabalhando para garantir a produção de outras instalações para minimizar a interrupção para seus clientes. ”
A empresa afirma que não há risco conhecido de gripe aviária com o atual fornecimento de ovos nas lojas, e nenhum ovo foi recolhido até o momento.
O comissário Sid Miller , Departamento de Agricultura do Texas , disse em um comunicado:
“Esta é uma notícia absolutamente devastadora para Cal-Maine e toda a região de Panhandle, que já sofreu tanto. Dado este último desenvolvimento, todos os produtores devem praticar medidas reforçadas de biossegurança. A rápida propagação deste vírus significa que devemos agir rapidamente.
O risco atual para o público permanece mínimo. É importante para nós, como indústria, manter um alto nível de vigilância. As agências estaduais e nacionais continuarão a fornecer orientações atualizadas à medida que os desenvolvimentos o justificarem. ”
Esta notícia chega logo depois que outra instalação de processamento de ovos em Michigan foi descoberta como infectada pela gripe aviária. MLive relatou: ‘Uma gripe aviária mortal altamente contagiosa foi detectada no Herbruck’s Poultry Ranch, um dos maiores produtores de ovos do país e a maior granja avícola de Michigan. Esta é a quarta granja comercial de aves de Michigan a ser infectada desde que a gripe aviária altamente patogênica começou a se espalhar em 2022 .”
A agência também observou: “O Herbruck’s Poultry Ranch , que confirmou a infecção na Green Meadow Organics, não revelou quantas de suas aves foram afetadas. A fazenda familiar geracional tem um bando de 10 milhões de aves em instalações em Michigan, Indiana e Pensilvânia. Eles fornecem ovos para supermercados em todo o Centro-Oeste e venderam 56 milhões de dúzias de ovos ao McDonald’s em 2021 .”
A veterinária estadual Dra. Nora Wineland disse em um comunicado :
“Como o clima permanece fresco e as aves selvagens continuam a sua migração, as condições são ideais para que o vírus prospere e se espalhe. Embora estas condições persistam, a necessidade de tomar medidas preventivas será elevada. Manter a GAAP longe dos animais domésticos do Michigan continua a ser um esforço de equipe e deve ser uma prioridade máxima para todos.”
Os receios de um surto de gripe aviária voltaram aos noticiários após ter sido relatado que um homem no Texas adoeceu de gripe aviária , depois de estar perto de uma vaca infectada com o vírus da gripe aviária, este seria o primeiro caso registrado – os principais meios de comunicação estão induzindo, que esta tem tudo para ser a “próxima pandemia”.
A revista Science disse num artigo: O vírus da gripe aviária que tem causado estragos em todo o mundo parece ter surgido em vacas leiteiras dos EUA, a primeira vez que este subtipo viral foi documentado em qualquer gado. Três estados dos EUA – Texas, Kansas e Novo México – relataram em 25 de março vacas doentes com o que os cientistas presumem ser a mesma cepa de gripe H5N1 que matou centenas de milhões de aves de capoeira e aves selvagens.
O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) disse em seu comunicado à imprensa em 25 de março que “as fazendas também relataram ter encontrado aves selvagens mortas em suas propriedades”, o que, segundo eles, a gripe pode ter sido introduzida por pássaros selvagens. ” O USDA acrescentou que “os testes iniciais realizados pelos Laboratórios Nacionais de Serviços Veterinários não encontraram alterações no vírus que o tornariam mais transmissível aos humanos, o que indicaria que o risco atual para o público permanece baixo”.
“Nesta fase, não há preocupação quanto à segurança do fornecimento comercial de leite ou que esta circunstância represente um risco para a saúde do consumidor. […] A pasteurização tem comprovado continuamente a inativação de bactérias e vírus, como a gripe, no leite. A pasteurização é necessária para qualquer leite que entre no comércio interestadual.”
Jim Lowe , veterinário e pesquisador de gripe da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, disse ao New York Times que “o leite foi descrito como espesso e xaroposo ”.
Em comunicado à Science, o USDA disse que “os testes no Texas mostram consistência com a cepa observada em aves selvagens” e que pesquisadores federais e estaduais estão tentando concluir rapidamente os testes genéticos. Além disso, Gregory Gray, epidemiologista do Departamento Médico da Universidade do Texas, disse à Science que esta recente descoberta é “preocupante” e “perturbadora”, sugerindo que o vírus esteja agora “transmitido pelo ar”.
“É preocupante. Mais recentemente, vimos infecções em cabras e todos vimos a vida selvagem ser afetada pela gripe aviária patogênica mais quente, incluindo a estranha infecção de carnívoros – ursos e lobos. Quem sabe o que vem a seguir? É perturbador.
“Precisamos de descobrir isto, porque se o vírus continuar a mudar, poderá passar para outras espécies, incluindo os humanos. Pode já estar em humanos. Nós apenas temos que manter o controle sobre isso. E se não trabalharmos em conjunto com a agricultura, não saberemos muito bem o que está circulando.
[…] A probabilidade de a transmissão ser de vaca para vaca e de fazenda para fazenda é muito maior do que antes.
Um vírus viável é aerossolizado? Está saindo nas fezes? Ou é simplesmente um patógeno respiratório que se move através do contato direto de gado para gado? Eu acho que há alguma indicação, com esta rápida propagação multiestado, de que esta coisa está no ar.”
Na segunda-feira, o Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas informou que um homem contraiu gripe aviária, depois que o homem anônimo entrou em contato com uma vaca infectada, mas só apresentou inflamação ocular, de acordo com testes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Este é o segundo caso humano de gripe H5N1 nos Estados Unidos e o primeiro ligado à exposição ao gado – afirma o CDC.
Céline Gounder , médica colaboradora da CBS News e editora geral de saúde pública da KFF Health News, disse no “ CBS Mornings :”
“Essa pessoa tem um caso muito leve – apenas conjuntivite. É importante ressaltar isso porque não está nos pulmões, não é pneumonia, o que facilitaria a transmissão de pessoa para pessoa. Se você esteve em contato com uma ave ou vaca infectada, ou teve contato direto com alguém que tem isso, então você precisa se preocupar.”
Gounder explicou que uma pessoa comum não precisa se preocupar
Mesmo assim, as principais publicações da mídia ainda questionam se o fornecimento de leite é seguro por enquanto e se este vírus poderá infectar mais pessoas.
“Os testes iniciais realizados pelos Laboratórios Nacionais de Serviços Veterinários não encontraram alterações no vírus que o tornassem mais transmissível aos seres humanos, o que indicaria que o risco atual para o público permanece baixo.
As agências federais e estaduais estão agindo rapidamente para realizar testes adicionais para GAAP, bem como sequenciamento do genoma viral, para que possamos entender melhor a situação, incluindo a caracterização da cepa de GAAP ou cepas associadas a essas detecções .”
Disseram o USDA, FDA e CDC na sexta-feira passada.
Caitlyn Rivers , epidemiologista do Centro Johns Hopkins para Segurança Sanitária, disse à CBS em uma entrevista que este é um dos vírus que “gosta de mudar e sofrer mutações, e sabemos que tem potencial para causar uma pandemia ”.
Além disso, Andrew Bowman , epidemiologista molecular e especialista em gripe da Universidade Estadual de Ohio, disse ao New York Times que outros cientistas alertaram que um “ vírus da gripe aviária que evoluiu para se espalhar de forma mais eficiente entre os mamíferos, incluindo os humanos, poderia desencadear a próxima pandemia ”.
Embora os riscos ainda sejam supostamente baixos, a Fox News sugeriu que algumas “estratégias de mitigação incluem receber a vacina anual contra a gripe para aqueles que se qualificam e não sair com outras pessoas enquanto se sentem doentes ”.
“Se houver contactos repetidos entre espécies que são o reservatório natural de um tipo de estirpe viral da gripe – como as aves e o H5N1 – e os humanos, as probabilidades desta nova estirpe se adaptar para se espalhar nestas diferentes espécies aumentam. ” – disse à Fox Erica Susky , microbiologista médica com sede em Toronto e certificada em controle de infecções.
Em uma entrevista à Associated Press , a diretora do CDC, Dra. Mandy Cohen , afirmou que, ao contrário da Covid, a gripe aviária não é novidade e que eles estão se preparando há muito tempo para um potencial surto de gripe aviária, que inclui a distribuição de “vacinas , tratamento e testes” por vários anos.” No entanto, Cohen afirmou que o CDC está a acompanhar atentamente este último desenvolvimento, esperando para ver se há mutação viral, especificamente se provoca propagação entre humanos, uma vez que esta é a primeira vez que isto foi registado.
“ Como todos aprendemos com a Covid, estes vírus mudam muito rapidamente, por isso precisamos de observá-los de perto, temos de os sequenciar, temos de estar à frente deles.”
Esta ataxia relativa a este último surto foi transmitida e divulgada muito rapidamente nos EUA e em todo o mundo, suplantando o medo do desconhecido, especialmente a contaminação do abastecimento de alimentos e a potencial propagação entre humanos.
Além disso, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) emitiu um alerta sobre este surto esta semana, num alerta intitulado “Drivers para uma pandemia devido à gripe aviária e opções para medidas de mitigação One Health” . A vacinação é um método listado para controle.
“Estes vírus continuam a evoluir globalmente e, com a migração de aves selvagens, novas estirpes portadoras de potenciais mutações para adaptação aos mamíferos poderão ser selecionadas. Se os vírus da gripe aviária A (H5N1) adquirirem a capacidade de se espalharem eficientemente entre os seres humanos, a transmissão em larga escala poderá ocorrer devido à falta de defesas imunitárias contra os vírus H5 nos seres humanos. O surgimento do AIV capaz de infectar mamíferos, incluindo humanos, pode ser facilitado por vários factores.
“As principais opções de acção incluem o reforço da vigilância dirigida a seres humanos e animais, garantindo o acesso a diagnósticos rápidos, promovendo a colaboração entre os sectores animal e humano e implementando medidas preventivas, como a vacinação. Deve ser enfatizada a comunicação eficaz aos diferentes públicos-alvo envolvidos, bem como o reforço das infra-estruturas veterinárias, a aplicação de medidas de biossegurança nas explorações agrícolas e a redução do contacto da vida selvagem com os animais domésticos.” A EFSA escreveu.
O Reino Unido determinou recentemente que todos os agricultores e famílias que gerem qualquer número de aves de capoeira nas suas explorações ou nos seus quintais, devem registrá-las junto do governo e listar como são criadas e alimentadas, que outros animais estão presentes, e assim por diante. Aparentemente, isso está sendo feito para mitigar o risco de gripe aviária, diz o governo.
Em 2022, o antigo diretor do CDC, Robert Redfield , no governo do presidente Donald Trump, alertou numa entrevista que a gripe aviária seria a “próxima pandemia”, alegando que levaria a um grande número de mortes.
“Acredito que a grande pandemia ainda está no futuro e será uma pandemia de gripe aviária para o homem. Terá uma mortalidade significativa na faixa de 10-50%. Vai ser um problema .
E devemos nos preparar muito bem para isso. Acredito que o risco de pandemia é um risco maior para a segurança nacional dos Estados Unidos, mais do que a Coreia [do Norte], a China, a Rússia e o Irã; e deveríamos começar a investir proporcionalmente a esse risco à segurança nacional para estarmos preparados. ”
Redfield disse na época, insistindo na necessidade e nos benefícios da vacinação com mRNA para tratá-la .
Mais tarde, ele voltaria a afirmar em outra entrevista em 2023 , alegando que isso será visto como a “grande pandemia” causada pelo ganho de função.
“ Eu acredito na próxima pandemia, teremos outra pandemia e acho que será a grande pandemia. Considero a Covid uma pandemia menor, a grande pandemia vai chegar.
E normalmente, viria de repercussões – a gripe aviária que aprende a transmitir-se aos humanos e depois passa de humano para humano. Mas acho que as barreiras entre espécies são muito reais. Mas é muito mais provável que isso aconteça devido a uma investigação de ganho de função num laboratório e depois escape e então teremos uma pandemia… que será muito mais brutal para o mundo do que a Covid foi.
Eu lhes disse que a grande pandemia está chegando. Acho que não virá de repercussões, mas de pesquisas de ganho de função ou de bioterrorismo intencional. Tudo bem, será um vírus da gripe aviária que será manipulado para poder ser transmitido de humano para humano, muito semelhante ao que vimos com Covid.
Você sabe, em 2014, aquele laboratório publicou que finalmente aprenderam a pegar o vírus Covid e fazer com que ele se ligasse ao receptor H2 e humanizasse os ratos e, portanto, poderia passar de humano para humano. […] ” – Ele avisou…
A Organização Mundial da Saúde ( OMS) alertou que o mundo precisava se preparar para a gripe aviária em 2023 , defendendo uma maior vigilância e que as vacinas estejam prontas para o momento, caso comece a se espalhar rapidamente.
Veremos onde tudo isso vai dar, estamos monitorando. Afinal de contas, os mesmos que estão por trás das pandemias estão desestimulando as pessoas a comerem carne. Esta “próxima pandemia” seria usada para atingir esse objetivo? Iniciando abates em massa em explorações agrícolas em todas as nações ocidentais? Reprimindo os pequenos agricultores independentes?
Já estão implementando impostos sobre a carne e o carbono; e até um filme produzido em 2020 retratou que a Covid evoluiu para “Covid-23” e levou a mortes em massa e quarentenas em 2024.
Tudo isso é muito suspeito, cabe a nós vigiar e estar atento ao plano que está sendo colocado em ação.
© Todos os direitos reservado