Pular para o conteúdo
Pesquisar
Close this search box.

França propôs ajuda humanitária para Mariupol

Karina Michelin

Karina Michelin

Diplomacia ou interesse ? 

O presidente francês Emmanuel Macron propôs nessa sexta-feira 25/03 que discutiria com  Vladimir Putin sobre uma operação humanitária em Mariupol, que seria realizada em conjunto com  a Grécia e Turquia. 

Vamos em conjunto com a Turquia e a Grécia lançar uma operação humanitária para evacuar todos aqueles que desejam deixar Mariupol” , declarou o presidente francês durante uma conferência de imprensa após um encontro do Conselho Europeu em Bruxelas, Bélgica.

França, Turquia e Grécia são três membros da OTAN – observa o Business Insider

A cidade que tinha 400 mil habitantes, hoje conta com apenas 150 mil, o presidente também destacou: “Tenho um pensamento muito especial para os habitantes de Mariupol que estão vivendo uma das maiores tragédias” 

Dessa forma, os habitantes que restaram poderiam deixar a cidade com segurança. 

Porém, hoje 29/03, a Rússia disse que só seria possível a operação caso os soldados se rendessem,  sendo assim, as negociações foram canceladas. 

A França está sendo escolhida e elogiada pelos europeus, e por Zelensky devido a liderança das negociações, pois os cidadãos dos outros países acreditam que o seu país não tem capacidade de defender suas fronteiras, fora que a França está em melhor posição de negociação graças ao seu arsenal nuclear, e tem um histórico de diplomacia muito forte. 

O Mundo está entrando em uma crise sem precendentes.

A situação alimentar pode se agravar muito nos próximos 12 a 18 meses como destacou o presidente francês, que poderia trazer certamente enormes consequências políticas (revoltas). 

Outros países são muito dependentes para alimentar sua população do que é produzido hoje na Rússia e na Ucrânia. A guerra na Ucrânia e as escolhas que foram feitas pela Rússia, graves e irresponsáveis, fazem com que países como o Egito (…) tenham dificuldade de aprovisionamento de trigo e de cereais em geral“, explicou o Chefe de Estado. 

POR: LUCCAS LIMA

Fontes: 

https://www.bfmtv.com/international/europe/guerre-en-ukraine-macron-alerte-sur-la-crise alimentaire-sans-precedent-dans-laquelle-nous-sommes-en-train-d-entrer_AV 202203240490.html 

https://www.courrierinternational.com/article/guerre-en-ukraine-macron-annonce-une operation-humanitaire-a-marioupol-avec-la-turquie-et-la-grece 

https://www.ladepeche.fr/2022/03/29/guerre-en-ukraine-operation-humanitaire marioupol-pourparlers-ce-que-se-sont-dit-macron-et-poutine-au-telephone

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

1 comentário em “França propôs ajuda humanitária para Mariupol”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Karina Michelin

Posts relacionados