ESTADOS UNIDOS: A Corte Suprema pode anular o direito ao aborto ( Roe versus Wade)

Karina Michelin

Karina Michelin

Em uma publicação exclusiva do jornal “Politico” de ontem ( 02 de maio ) traz uma notícia bomba de proporções históricas nos Estados Unidos: A Suprema Corte pode anular o direito ao aborto ( aqui ).

O site publicou um documento “rascunho” com 98 páginas escrito pelo juiz Samuel Alito, membro da Suprema Corte desde 2005, quando foi nomeado pelo ex-presidente George Walker Bush.

A Corte Suprema americana havia iniciado nas últimas semanas uma discussão sobre a famosa e polêmica sentença Roe versus Wade, proferida pela mesma Corte em 1973, que legalizou o aborto nos Estados Unidos. 

De acordo com o juiz Samuel Alito, a famosa decisão  sobre o direito ao aborto, Roe versus Wadeestava errada desde o início e teve consequências desastrosas” e depois acrescentou que “é hora de trazer a questão do aborto de volta para os representantes eleitos do povo“.

Vale ressaltar que os programas de controle de natalidade, implantado pela Planned Parenthood ( fundada pelo pai de Bill Gates ) a organização que mais incentiva o aborto e até paga por ele nos Estados Unidos, só foi possível através desta decisão da Suprema Corte em 1973. ( aqui )

Nos Estados Unidos, antes da decisão de Roe v Wade, o aborto foi regulamentado em base local, o que significa que cada estado tinha a capacidade de decidir sobre o assunto. Em 30 Estados foi considerado crime previsto na Lei Comum ( Common Law), em 13 Estados foi permitido em casos de perigo à mulher, estupro, incesto ou malformações fetais, em 4 Estados poderia ser praticado a pedido da mulher.

Em janeiro de 1973, a Suprema Corte, 7 juízes a favor e 2 contra, admitiram que o aborto poderia ser praticado mesmo na ausência de malformações ao feto ou qualquer outra causa que não fosse a livre escolha da mulher.

A sentença teve caráter histórico e paradigmático, pois a partir desse momento ficou estabelecido que o direito ao aborto diz respeito essencialmente à esfera da privacidade e, portanto, limita a interferência do Estado nos assuntos pessoais do indivíduo.

Entre os juristas, no entanto, havia opiniões conflitantes sobre a legitimidade dessa sentença, já que a Constituição americana em nenhum lugar permite o aborto. 

Deve-se notar, no entanto, que a sentença Roe versus Wade não estabelece o direito ao aborto em um sentido absoluto. O aborto é possível por qualquer motivo que a mulher queira, até o ponto em que o feto se torna capaz de sobreviver fora do útero da mãe, mesmo com a ajuda de apoio artificial. Essa condição ocorre em média em torno de sete meses, mas pode ocorrer mais cedo, mesmo na 24ª semana; em caso de perigo para a saúde da mulher, o aborto é legal mesmo que o limiar além do qual o feto é capaz de sobreviver fora do útero materno tenha sido ultrapassado.

O impacto imediato da decisão da Corte Suprema seria acabar com meio século de garantia constitucional federal do direito ao aborto e permitir cada estado de decidir se limitar ou proibir o aborto.  A decisão do tribunal não será definitiva até que seja publicada – provavelmente acontecerá nos próximos dois meses.

Não está claro, por enquanto, se haverá alterações subsequentes no rascunho. “A Constituição não proíbe cidadãos de qualquer estado de regular ou proibir o aborto“, conclui o rascunho.  A sentença Roe versus Wade arrogou para si mesmo essa autoridade. Agora vamos anular essas decisões e devolver essa autoridade ao povo e seus representantes eleitos” – adverte o juiz Alito no texto elaborado.

As conhecidas posições conservadoras do juiz poderiam pressionar a Suprema Corte a derrubar a decisão em vigor e trazer o direito ao aborto de volta através da escolha de cada estado.

A batalha entre os conservadores e os democratas progressistas estão evoluindo para todas as esferas sociais, está claro que este documento foi vazado propositalmente com a intenção de provocar e instigar uma manifestação pública no estilo “Black Lives matter”. 

Os Estados Unidos está criando uma ruptura drástica através das políticas aplicadas, os estados estão  literalmente adotando politicas completamente opostas de acordo com seus princípios morais, éticos ou ideológicos – basta pensar no uso de máscaras, na vacinação obrigatória, nos lockdowns e até mesmo na educação baseada em gêneros.

Analisando os fatos com os próprios olhos podemos verificar quais estados estão andando para frente e saindo vencedor… Deixo a vocês está tarefa de casa. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

24 comentários em “ESTADOS UNIDOS: A Corte Suprema pode anular o direito ao aborto ( Roe versus Wade)”

  1. A proibição genérica do direito ao aborto – incluindo casos de anencefalia e outros nos quais a medicina já sabe que o bebê não sobreviverá por alguma má-formação congênita, e os casos de gravidez por estupro levará os EUA ao statu quo anteiror: as mulheres qae podem vão fazer aborto em outro lugar, inclusive em navios fora das águas territoriais norte-americanas. É uma estultice sem fim!

  2. Essa lei só mostra para que servem leis, para degenerar e engessar o entendimento!
    ABORTO É UM ASSUNTO ABSOLUTAMENTE FEMININO E DE APENAS UMA MULHER, a que pretende abortar!
    O corpo é dela e ela faz o que quiser com seu corpo.
    Se for decisão estúpida, irá padecer por sua estupidez, mas sua decisão é suprema!
    Hoje um lixo traveca pode arrogar ser mulher, rouba recordes de mulheres, mata mulheres em ringues, ewstupra mulheres em banheiros e presídios, e nenhuma mulher consegue entender que toda agenda lgbt é de ESTUPRO??
    E agora mulheres ficam obrigadas a parir dejetos?
    Em minha opinião 70% do que nasce hoje em dia estaria mais útil se estivesse morto!
    Dizer que bebê que sequer sabe o que é estar vivo merece viver é pertinente mas e entender que alcool é pertinente sendo que essa desgraça responde por pelo menos 50% da mortes de acidentes e crimes no mundo?
    Será que é difícil se colocar bafômetro na ignição de automóveis?
    Os mais cínicos dirão: pô mas aí o bebado pede para outra pessoa para bafejar para ele! E eu digo, isso caracteriza vários crimes, e se a lei (algumas leis são fundamentais não por suas valias, mas sim pela coletiva acefalia) for cumprida é pertinente inclusive pena capital para ambos assassinos!
    Mulheres a cada geração perdem mais e mais seus direitos, a misoginia está em um patamar terminal, até um viado que é um lixo que sequer consegue ser homem se resolver dizer que é mulher pode!
    Ou seja, um ser abjeto sem qualidade para ser homem pode ser mulher!!!
    Aos homens sugiro o óbvio, matemos os estupradores, nos unamos para matar esses lixos ou nossas mulheres, as mulheres que nos pariram, que parem nossos filhos serão estupradas até o talo, e em breve será tarde para reagirmos!
    Chegou-se ao ponto de degeneração que na inglaterra (só podia ser lá)na Edinburgh Napier University escreveram livros ensinando a parteiras os procedimentos para parto de valete, e como se não bastasse, alegam que mulher já cheia de testosterona por essas imundícies de troca de sexo não podem parir, mas viado traveca sim!!!
    ACORDA POVO, ESTAMOS EM GUERRA E EM GUERRA OU MATAMOS OU MORREMOS! Esses monstros que estão nascendo não são humanos, são umanos, transg~enicos monstruosidade absurdamente perigosas!
    Se conseguirem destruir as mulheres, NÓS ACABAMOS POIS SÓ MULHERES PODEM PARIR INCLUSIVE SÓS, VIDE A PARTENOGÊNESE!
    É GUERRA POVÃO, É GUERRA E ESTÁ SENDO TRAVADA EM TODO CANTO, ESSA É A PRIMEIRA E REAL GUERRA MUNDIAL!

    1. Pro cesar
      ”Mulheres a cada geração perdem mais e mais seus direitos”.

      O que estou vendo é o contrário, mulheres ganhando mais direitos com leis esdruxulas aprovadas como, se fizer mulher chorar é processado. E por conta disso a misoginia só aumenta.

      ”até um viado que é um lixo que sequer consegue ser homem se resolver dizer que é mulher pode!”

      Tem uma condição genética que isso é possível, e se chama ”Sindrome da Insensibilidade Andrógina” em que uma mulher nasce com essa condição mas geneticamente é homem. E isso não se trata de devaneios psicológicos como os de Thammy Gretchen e Pablo Vittar não. Essa condição é tão rara que só afeta entre 1 a cada 20.000 a 64.000 recém nascidos. Creio que não são nem 200.000 no mundo inteiro que tem essa condição genética. Como essa modelo belga, Hanne Gaby Odiele, modelo relativamente famosa que posou pra várias marcas famosas. Procure por fotos dela na internet que vai ver. E outras mulheres que tem essa condição. Elas são geralmente estéreis.

      A genética tem um potencial infinito, pro lado bom e pro lado ruim.

      Veja esse link em inglês : jenapincott.wordpress.com/2009/06/01/when-the-perfect-woman-is-genetically-male

      1. Caro Joferson, o hermafroditismo é algo raro e não se perpetua, a natureza é sábia e não permite aberrações reproduzindo!
        Com relação a direitos femininos, sugiro que repense a sua afirmação, vamos lá.
        Hoje mulher não tem sequer direito sobre seu corpo, e a menos de duzentos anos atrás a maioria decidia se abortava, e usava plantas abortivas para isso, como a arruda, a trombeta, vulga dama da noite, e como eram mais sadias não havia risco de hemorragias, sóas fracas morriam o que era bom, pois impedia um bosta de nascer, pois filho de fraco, fraco é.
        Hoje um viado, um deje3to pode invadir a privacidade feminina em banheiros, em esportes, em tudo, o fato de feminismo alegar que mulher pode dar para qualquer lixo não é benéfico a mulheres, vide uma prostituta que com 30 anos parece uma mulher de 60! Corpo de mulher só consegue gerar um filhote por ano, com raras excessões, tanto é que só tem duas tetas, uma de backup da outra, ovula uma vez a cada ciclo lunar de 28 dias, e mulher alegar que tem direito sexual como macho é tão idiota quanto buraco de merda ser entendido órgão sexual, mas claro, para o macho lixo é benéfico, pois é assim que ele consegue acessar mulher!
        Se mulher for seletiva (isso sim o direito absoluto da f~emea selecionar os poucos que perpetuarão a espécie), só nasce o melhor, se ela for “feminista que entende que sua vagina é playgrond de lixos, ela inclusive põe em risco a descendencia até por conta do estupro, pois macho lixo não entende que estuprador só é pertinente MORTO, e aí, o lixo sempre é estuprador! Veja bem, o usuário de prostituta é estuprador em última análise, visto que ele só come por coersão financiera, não por qualidade intrínseca que faz a mulher ficar doidinha para dar!
        Todo sujeito que embebeda a mulher É estuprador, ele usa de droga degenerativa para fazer a mulher degenerada, pois sem isso ele fica chupando dedo!
        Percebe? A mulher hoje em dia é estuprada quase sempre, pois sempre os valores preconizados são estupro, dinheiro, drogas, ideologia sabotatótia…

        Para o frouxo, o sem qualidade, mulher tem que dar para ele, assim ele entende que hoje elas são livres sem perceber que a anorgasmia é natural nas mulheres, uma prova inconteste de que para macho realizar uma mulher sexualmente é preciso potencia e INTELIGENCIA, e se eu estivesse errado não existiria viagra!
        Como mostro, seu entendimento está supinamente distorcido, sequer consegue entender o que são direitos femininos, isso é perigoso, pois assim foi forjada a idade mérdia e suas agendas malleus maleficarum!
        A sociedade é tão deonte que eliminaram até a seleção ovular, ou seja, uma mulher não se respeita e aceita sexuar com um lixo, daí, o óvulo mais sábioe seletivo que ela diz: em mim não, vc pode deixar um merda entrar em vc, mas eu não deixo um merda entrar em mim! Daí, a mulher já completamente degenerada pela agenda que a transforma em sementeira de valete pede a um estuprador de óvulo que viole seu óvulo, algo tão doentio quanto uma mãe contribuir com o estupro da filha!
        Percebe que vc ainda não está entendendo o jogo?
        COnvencer a mulher de que ela deve sevir de incubadora de lixo é agenda misógina e não o contrário!
        Anitas não nascem porque mulheres tem seus direitos assegurados, nascem porque estão estupradas em seus direitos, e aí, como grito desesperado o campo morfogenético feminino, a egrégora feminina coloca algumas em posição suicida de forma a acordar até os poucos machos (entender macho como aquele que respeita mulher na esfera que coloquei, e não no entendimento coletivo, pois se esse estivesse certo nasceriam gênios todo dia) que ainda existem!
        Aliás, olhe essa questão, o maior g~enio da humanidade está a 500 anos de nós, Leonardo da Vinci, e a lógica reprodutiva seria a cada geração aumentar a quantidade de leonardos da Vincis, mas é o contrário, cada dia nasce menos g~enios.
        Se vc estivesse certo, abundariam os gênios, pois essa é a lógica evolutiva, e se essa não existe, é sinal que os direitos das mulheres já foram para as cucuias!!!

        1. ”Corpo de mulher só consegue gerar um filhote por ano, com raras exceções.”

          Mulher gerar 2 de uma vez não é algo tão raro não. De 3 pra cima diria que sim.

        2. ”A sociedade é tão doente que eliminaram até a seleção ovular.”

          Acho que isso vai acabar voltando. Esperma e óvulo de quem não se vacinou vai valer mais que ouro num futuro próximo eu diria. Talvez não demore do jeito que a coisa vai.

          1. Caro Jeferson, o que nasce de estupro ovular não são seres humanos, para se nascer um humano é fundamental o rogasmo, o curto circuito energético que fomenta a captura do espírito, e mais, exige a comunhão cuúmplice da conjunção dos dois humanos doando consciência para a formação da vida. O que nasce de estupro de óvulo é um golem!
            Sugiro que estude mais sobre espiritualismo e até espiritismo, alie ncontrará algumas respostas, e claro estude sobre exorcismo e possessões, existe mais coisas entre o céu e a terra que nossa filosofia pode compreender!

          2. ”são livres sem perceber que a anorgasmia é natural nas mulheres.”

            Já ouviu falar em clitóris? Se ele esta alí então anorgasmia não deveria ser natural. É o pessoal que não sabe mexer direito.

            1. Rapaz, vc não entende nada de mulher! Corpo de mulher não é motor de carro que basta pegar o manual para saber como funciona, a coisa é bem mais compléxa, a dinãmica sexual feminina não se assemelha em NADA com a masculina, elas sentem mais e gozam mais em um jogo de cumplicidade do que com fricções estúpidas de néscios assistidores de filmes pornôs!
              Aliás, essa agenda serve exatamente para fazer a sexualidade feminina ficar doentia e mecânica, e o resultado é uma anita que afirma que trepa até com cachorro, e aí chegamos a questão fulcral, qualidade SEMPRE é o contraponto de quantidade!

              1. Sobre anorgasmia olha o comentário que encontrei em inglês.

                https://twitter.com/vagina_museum/status/1485572130758701056?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1485572130758701056%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fzap.aeiou.pt%2Fleonardo-da-vinci-onde-estava-o-clitoris-459223

                (Comentário de Knights-Lance no twitter :
                While the Florence Government was fairly Liberal, they did have specific Censorship Laws, forbidding Female Sexual Pleasure. Hence the Enforced Absence of Clitori in all Mediums for Fear of Mass Awareness!! This Lasted until the late 1900’s.)

                Se isso for verdade, anorgasmia nunca foi natural não. Nem em homens, nem em mulheres. Assim como as bruxas de Salem nos EUA que foram caçadas e presas só porque tinham um grande conhecimento sobre ervas, plantas e outras terapias naturais e achavam que praticavam feitiços com elas. Conhecimento literalmente jogado nas chamas e perdido.

                1. Pô, Jeferson, isso não é estudo, isso é imbecilidade, isso serve exatamente para fazer pessoas ingênuas, como vc se mostra, a acreditarem em degeneração entendida ciência!
                  Nossa sociedade é DOENTE, tanto é fato que existe viagra e estupro de óvulo e anticoncepcional, essas lixeiras só existem onde a degeneração impera!!!

                2. ”Aos homens sugiro o óbvio, matemos os estupradores.”

                  Bolsonaro sugeriu a castração e quase todo mundo caiu em cima dele. O Pedro Castilo (atual presidente do Peru, que está num processo de impeachment lá), falou a mesma coisa e ninguém falou nada nem criticou. Não se trata do que é falado mas de quem está falando. Época ruim essa. Se não deixarem a razão ser usada, só vai restar a barbárie mesmo.

                  1. Barbárie é permitir o lixo vivo, sua retórica é de religioso, e religiosos PRECISAM DA DEGENERAÇÃO PARA SE IMPOREM! A barbárie existe na leniencia com o que não presta.

                    1. Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior
                      maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível. (Lei de Murphy.)

                  2. Caros, essa lei me causou espécie, e acho que entendi a jogada!
                    Essa lei é sem sentido, mas catalítica, ou seja, os pro aborto, os revoltados abortistas irão para cima, garantindo uma situação de anomia de fato, pois de direito já impera tanto lá como cá, daí, com essa lei, se garante uma quebra catalítica da sociedade, garantindo uma possivel intervenção militar, pois no quebra quebra, as FFAA entram em cena.
                    Não fizeram isso quando os antifas blm e outros destruiram seattle, NY e outras cidades liberais por uma razão simples, nessas cidades a predominancia da imbecilidade pró degenerados era forte, daí, deixaram o pau comer, para o povo acordar, se tivessem intervido provavelmente teria os bunda lelê alegando que aquilo é democracia, mas como agora a macacada já entendeu quem são esses dejetos antifas e blm, lgbt e outras imundícies, agora darão suporte a intervenção militar e aí, sim a coisa fica bonita, pois em estado de guerra impera a lei militar, fuzilamento para TODOS os sabotadores, todos os traidores, etc.
                    Até o excremento governador da california tá incitando violência!
                    Se isso for a real, vai começar algo bom por aí.

                    1. ”as FFAA entram em cena.”

                      Que forças armadas dos EUA que está dispensando todo mundo que não quer tomar a ”vacina”? Só vai sobrar gente ”vacinada” que não vai durar nem 5 segundos de combate na rua, a não ser que mandem só ”robôs” que exterminem todos nas ruas sem discrição. Vacinados e não vacinados. Vai ser uma carnificina se isso ocorrer. Um banquete. Um sacrifício a céu aberto. Aquele show do rapper Travis Scott que teve muita gente desmaiada vai parecer um passeio no parque comparado com essa possibilidade. Só se a guarda nacional de lá intervir e se ela não obrigou ninguém lá a se ”vacinar”. O que estou achando que eles deve ter obrigado sim. Aí então ferrou tudo. ”Fique em casa”, como diria Alexandre de Moraes lá atras.

                    2. Carla Rodrigues Fernandes

                      Matar pessoas indefesas sempre foi e sempre será crime, pecado e COVARDIA!
                      Se a pessoa não teve autodomínio, seja a mãe ou seja o pai, não é um ser humano inocente que deve ser punido sem qualquer chance de se defender. E deixemos de canalhice de negar que a partir da fertilização do óvulo já temos uma nova vida humana, geneticamente única e que apenas precisa de apoio do corpo materno por um tempo e não merece ser assassinada!

                      1. Cara Carla, o que mais existe é lixo nascendo, o que mais existe são lixos estupradores que enfiam “protovidas” dentro do corpo de vcs mulheres!
                        Se essa retórica fosse realmente séria, vc não comeria defunto, pois comer defunto é legitimar a morte inclusive em abortos, vide ovas chamadas caviar e outras, aliás, se formos partir para o baby beef teremos aquele lance, a carne é mais tenra.
                        O aborto não é cousa, é consequencia, quando mulher não respeita sua própria vagina e acha que essa é play groud de lixos, sempre irá optar pélo aborto, afinal sabe bem que filho dos dejetos que a monta não presta!
                        E aí opta por tomar anticoncepcional que é aborto, e a razão é simples, é um coquetel de progesterona e estrógeno onde o caos orgânico impede a fixação do óvulo na parede do útero, e isso É ABORTO, é artificial e é criminal, até porque depois quando ela for querer parir, devido ao caos hormonal em seu organismo, irá gerar um viado ou uma ninfa! E em ambos os casos o resultado será DEGENERAÇÂO, lixos da pior espécie nascendo!
                        E mais, o talvez maior provocador (provoca dor) de aborto é o ÁLCOOL, quando mulher ingere essa imundície passa a ser permissiva, entende que sua vagina pode ser sim play ground de lixos, a aí, no dia seguinte, olha para o lado e diz: o que foi que eu fiz! Só que aí já é tarde já virou escarradeira de tísico, e só o aborto aborta o rebento arrebentando a vida dela e todos.
                        Toda vez que for fazer uma análise, não use parãmetros religiosos, pois dessa forma será obrigada a perceber que a causa da desgraça humana é a religião!
                        Só gente que não presta é carola religiosa, é temente a deus, pois e cheia de culpas, inclusive no cartório.
                        Quem presta, faz seu caminho buscando seguir a máxima, NUNCA FAÇA AOS OUTROS O QUE NÃO QUERES QUE TE FAÇAM.
                        E fazer filho indesejado, mal amado é fazer o mal a todos.
                        Um filhote de alguém que toma viagra é um dejeto de qualquer forma, de um estupro de óvulo (inseminação artificial) nem ser humano não é, e se duvida sugiro que estude sobre questões obnubiladas pela mérdia, e até pelas religiiões, a questão da POSSESSÃO! Estupro de óvulo é a criação de cavalos de enxertia do mal, o que nasce não tem espirito humano, só tem alma, a lá golem, criatura dita “mitológica” homúnculo de barro cuja vida é garantida pela alavra de deus enfiada em sua boca. Qualquer semelhança com a proposta de adão feito do barro com a vida soprada em sua boca por deus NÃO É MERA COINCIDÊNCIA!
                        No dia que a humanidade preferir estudar em vez de opinar, vai perceber que SEMPRE ESTEVE MERGULHADA EM UM PESADELO DANTESCO E VATICINANTE!
                        Não vou discorrer sobre o modus operandi da mulher “moderna” pois irei pegar pesado demais, e acabarei ofendendo sem o querer, mas busco sempre em minhas análises forçar o pensar alheio, de forma que as própria spessoas pensem melhor antes de opinarem!

                        1. ”Não vou discorrer sobre o modus operandi da mulher “moderna” pois irei pegar pesado demais, e acabarei ofendendo sem o querer.”

                          Bota tudo pra fora. Não pega leve não. Fala tudo o que sabe. Não pise no freio nesse assunto não. Vai lá!

                          1. 😀
                            Caro Jeferson, a humanidade naufraga fragorosamente e não são as mulheres as causadoras, mas por serem as depositárias do destino da humanidade, acabam sendo elas o alvo primevo da destruição da espécie humana!
                            A sexualidade humana já virou lixo e tanto é fato que buraco de fezes é entendido órgão sexual!
                            Portanto falar da sexualidade feminina implicará em falar da sexualidade dos valetes, implicará em falar na sexualidade de nossos antessessores, em resumo, vou catalizar a antipatia, e minha meta aqui é o esclarecimento e não a inimizade!
                            Ademais, é fundamental aguçarmos a perspicácia analítica de todos, de forma que todos entendam em seus próprios atos aqueles que nos condenam a todos!
                            A Carla defendeu o ponto de vista via programação do que lhe foi imposto via catequese social, e dei uma primeira aquecida no entendimento para que haja o reset fundamental ao entendimento, não teria o menor sentido eu partir para argumentações que poderiam ofender não só a ela, mas a todos inclusve a dona do blog que nos permite aqui debatendo, eu teria que ser um lixo completo para fazer isso e completamente estúpido, pois provavelmente estaria candidato a uma defenestrada inconteste!
                            Acredito que a forma com que escrevo e exponho questões já é sobremaneira desconfortável mas uma boa parcela das pessoas!
                            O caos já está generalizado, não precisamos contribuir com ele, devemos contribuir com o entendimento, pois só ele irá nos tirar do abismo que nos encontramos e da hecatombe que se avizinha!
                            Da forma que estamos levando a coisa, só sobra soçobrar!
                            E a meta é respirar e nadar para as bordas para quando a descarga for dada, estejamos aferrados nas bordas lisas da loça dessa latrina social em que estamos enfiados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *