Olavo de Carvalho: A mente brilhante que criou um exército de pensadores

Karina Michelin

Karina Michelin

Existem pessoas que são atemporais, que vivem mil vidas em uma, que desafia o próprio intelecto e não se acomoda com a preguiça mental.

Olavo de Carvalho – professor, filósofo, escritor – um dos maiores pensadores da nossa atualidade, nos trouxe a arte do pensar em um país que era completamente emburrecido, ignorante e sem cultura. Despertar esta arte nas pessoas é um dom e uma característica que à poucos pertecem.

Olavo criou um exército de pensadores, revolucionou a política brasileira, desmascarou os planos comunistas da América do Sul, explicou Marx, Lenin, Mao como ninguém – travou uma batalha contra os comunistas buscando conscientizar as pessoas do perigo que eles representam para o mundo. Olavo nos trouxe mais perto de Deus através de seus pensamentos e sua fé inabalável e fez o que parecia impossível: expandiu a mente de milhares de pessoas para o conhecimento – processo felizmente irreversível e vitalício.

Hoje perdemos sim, um dos maiores intelectuais que o Brasil já teve. Perdemos sim, o farol que apontava para as mazelas deste país. Perdemos sim, o ser humano irritado, com o palavreado sujo que sabia o que estava fazendo para atingir os ataques ferrenhos de seus opositores desprovidos de qualquer sentimento. Perdemos sim, um gênio da atualidade, dono de uma generosidade intelectual única. Que privilégio poder ter vivido no seu tempo.

Perdemos o professor Olavo neste plano terrestre mas, seu legado continuará através de seus livros, de suas frases, de seus videos, de suas aulas, de sua história e de suas obras – visionárias e riquíssimas de conhecimento.

Você pode não gostar da arte de Caravaggio, mas não é por isso que Caravaggio deixará de ser Caravaggio….

Você pode não gostar de Olavo, mas não será por isso que Olavo deixará de ser Olavo de Carvalho…

Descanse em paz grande professor, muito obrigado por tanto.

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho 1947-2022 ✝️

Meus sinceros sentimentos à Roxane e à toda família.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

19 comentários em “Olavo de Carvalho: A mente brilhante que criou um exército de pensadores”

  1. Aquilo que fazemos, ecoa na eternidade professor, seu legado continua conosco, tudo o que o senhor nos ensinou em suas aulas, artigos, palestras e livros será posto em prática por nós, muito obrigado professor, obrigado por despertar três gerações de pensadores, faremos muitos mais com seu exemplo.

  2. O mundo precisa de mais pessoas corajosas e verdadeiras que não tem medo de falar a verdade igual ao Olavo de Carvalho. Que Deus conforte o coração da sua família. Obrigada por ter sido tão verdadeiro.

  3. Olavo de Carvalho nos ensinou que pensar não é e nunca foi proibido. Mesmo que culturalmente sejamos sufocados, a arte de pensar, e logo existir, é perfeitamente possível. É o que nos faz livres. Louvado seja Deus por ter dado a nós esse grande pensador, Olavo de Carvalho.

  4. Cara Karina,
    Gostaria de fazer algumas colocações pensantes…
    Pensar não é “ensinar a pensar” pois isso não se ensina! Ou se pensa, ou não, é simples assim, pois a medida do entendimento é diretamente proporcional ao nosso potencial, à amplitude de nossas “antenas”!
    Posto isso, digo que o Olavo cometeu um erro crasso em não ter entendido axiomaticamente que saúde nossa é NOSSA responsabilidade, e não de mérdicos ou remérdios!
    Se ele tivesse entendido isso, teria abordado de forma mais cirúrgica a estupidez coletiva!
    Se todos os que se dizem pensadores graças ao Olavo entendessem que saúde é responsabilidade nossa, muito provavelmente essa plandemencia não existiria!
    Isso, a falta desse entendimento é que matou o Olavo, nunca pensou em reduzir aquela indecente barriga, nunca militou a favor do mens sana en corpore sano, nunca divulgou o clássico somos o que ingerimos.
    Isso nos diz que pensar é algo mais amplo, depende de variantes que extrapolam o entendimento ordinário (o entendimento acessível a 99% da popul humana).
    Se observarmos por esse panorama que coloco, vemos que não existem pensadores ou filósofos, quando eles surgem é sinal que algo de muito grave acontece com a população, pois pensar em tese é atávico ao ser humano.
    Veja que o maior gênio da humanidade está a mais de 500 anos atrás, e entendendo que evolução é a repetição dos bem sucedidos, dos mais dotados, vemos que a humanidade vem andando para trás há muito, pois hoje ainda se ufanisam obras com mais de 2 mil anos, o que nos mostra que em 100 gerações não evoluimos, a quantidade percápita de gênios só diminuiu ao longo das gerações!!
    Será que tudo isso não é um sinal claro que os ditos pensantes atuais estão muito aquem do que devemos entender pensar???
    O real pensador entende que uma mente pensante clama por oxigênio (esse é o alimento cerebral) e dessa forma prima por forncer alimento ao seu cérebro.
    Alguém pensar em meio a boçais não faz desse um pensador, mas alguém pensar em sobreviver embora em meio a boçais, aí, sim, faz diferença.
    Em terra de cego quem tem olho é capturado e cegado pois onde enxergar não existe, quem enxerga é entendido doente, possuido, que fez pacto com satanas e por aí vai!
    Não desmerecendo o trabalho do Olavo, é fundamental o povo sair da mitomania, sem se tornar iconoclasta, pois enquanto as medidas alheias fortem nossas medidas sõ alçaremos até onde os outros alçaram!

    Agradeço a atenção, e peço a todos que não tomem minhas palavras como algo pessoal, mas sim como o livre pensar!
    Obrigado.

    1. Apesar de você estar misturando alhos com bugalhos. misturando pensador (pessoas que questionam) com pensador (pessoas que expressão publicamente argumentos perfeitos sobre um assunto); pelo menos você está pensando.
      Se você gosta do “smens sana en corpore sano”; faça isso. Eu e o Olavo, somos taurinos do primeiro decanato; nossa “pegada” é outra.

      1. Sr. José, pelo o que escreveu, vc nada entendeu!!!
        “taurinos do primeiro decanato…” O que vem a ser isso, algum tipo de endosso de algum padrão comportamental? Uma chancela de alguma idiossincrsia?
        Pô, eu tô falando de pensar e vc me vem com omar cardozo, horóscopo?
        O mens sana en corpore sano é AXIOMÁTICO, IRREDUTÍVEL, não quer dizer que eu gosto, É A ÚNICA FORMA DE CONDUZIRMOS NOSSO CORPO E MENTE, é simples assim!
        Minha sugestão: evite se colocar no mesmo balaio do Olavo, vc está depondo contra ele e afirmando que ele era retardado mental pois entendia que sua saúde era regida por interpretações astrológicas!

        Mas como sou genteboa deixo aqui a “tradução” de mens sana en corpore sano: É IMPOSSÍVEL EXISTIR PENSAR ONDE O CÉREBRO ESTÁ A DEGENERAR!
        O cérebro MORRE se faltar o alimento dele por 3 min. E o alimento dele é o oxigênio, que entra como glicogênio, pois é o açucar o outro aliemnto cerebral.
        A focinheira em todos foi imposta EXATAMENTE POR ISSO, PARA MATAR OS CÉREBROS GARANTINDO QUE A MASSA SERIA FACILMENTE CONTROLADA.
        Usar focinheira significa defecar e comer o que defecou, pois o ar expirado é o EXCREMENTO pulmonar!
        Posto isso, vemos que TODOS OS QUE OUSARAM USAR FOCINHEIRAS ESTÃO RETARDADOS MENTAIS, pois perderam neurônios e neurônios SEMPRE fazem a escolha de Sófia entre os neurônios cognitivos (os que agora estou usando) e os neurônios locomotores, aqueles que garantem a qualquer lobotomizado a movimentação! Nessa escolha o cérebro claudicante (por supressão de oxigênio) opta pelos neurônios locomotores, visto que a premissa cerebral é a mantenencia do corpo vivo, e em condição de reproduzir! Mas a reprodução quand0o feita sem seleção (a humana), só o que nasce é lixo e a espécie acaba, ou seja, a escolha de Sófia dos cérebros não salva do destino funesto, ao contrário.
        Na hora que existe o estupro de óvulo (inseminação artificial) existe o sisntoma clássico da DEGENERAÇÃO SISTÊMICA, pois é quando a fêmea não só não escolhe parceria reprodutiva, mas pior, exige o estupro de seu óvulo (siiim, õvulos são mais sensatos do que a maioria dos humanos) e garante o nascer de bestas mutantes, transgênicas que são o “futuro” da espécie humana, aliás, umana!!
        E nesse ocaso vemos o coroar da coprolagnia e coprolalia, quando buraco de fezes vira órgão sexual e gente e excremento se torna igual!

        Percebe, sr. José que o entendimento real é par e passo com o axioma irredutível “mens sana en corpore sano”?

        1. ????
          Sr. José, veja só a sandice de sua atitude, sem sequer saber quem sou já preestabeleceu que sou virginiano!

          Percebe a loucura, a falta de coerência, a enfermidade cognitiva de sua resposta?

          É claro que não sou “virginiano” como vc afirma!

          Qual o sentido de seu retrucar, se nada conseguiu falar?

          Nada disse, nada defendeu, nada explanou ou concatenou, mas mesmo assim respondeu para mim.

          Vc acha que o Olavo se orgulharia de seu “poder arjumentativo” diante do que coloco?

          Quando for se manifestar, em vez de usar sua medida em sua resposta, estude as medidas de todas, de forma a ter uma amostragem das possibilidades, e triangule-as, isso te dará um ingresso no universo epistemológico, e aí, poderá arrotar que Olavo é como vc, ambos de signo astrológico de características ímpares e incríveis!
          De outra forma, te sugiro a largar de lado esse debate, pois para ti isso já virou debacle!!!

        2. Já que você está com problema de “mente e corpo”.
          Vou tentar ajudar QUEM LEU A BOBAGEM QUE VOCE ESCREVEU.

          “Mente sã em corpo sã”

          Significa que você pode ser um porco gordo; desde que sua mente esteja bem.
          O que não é o seu caso. Você deve ser um “Porco” magro e esbelto.

          1. Sr. José, vc tem algum problema cognitivo?
            A frase “mens sana en corpore sano” significa que só é possível o corpo sadio onde existe a mente sadia e só existe a mente sadia onde existe o corpo sadio!
            Vc está dando uma AULA do quanto essa afirmativa é axiomática! Não fala coisa com coisa, só se baseia no ad hominem atacando o mensageiro em vez de se focar na mensagem!!!
            Percebe?
            Vc está sendo absolutamente fundamental para que minhas afirmativas fiquem claras nas mentes de todos!
            Vc de forma magistral está mostrando que sem a sinergia saudável entre corpo e mente não tem jeito, nada se faz coerente!!
            MUITO OBRIGADO!

          2. Cada vez você inventa uma tergiversação diferente.
            1 No primeiro você misturou alhos com bugalhos.
            2 No segundo quis impor um “politicamente correto” estilo de vida e saúde.
            3 No terceiro confundiu de novo, tendências astrológicas.
            Viu como eu quase acertei. Você pode não ser virginiano; mas, deve ser leonino com ascendente em virgem
            PS: Devo lembrar, que nenhum signo, presta ou não presta; o que existe é combinações.
            Inveja, soberba e baixo intelecto, não combinam com signo nenhum; Mas, um Leonino/virginiano de baixo intelecto, que se tornou invejoso e soberbo, é uma das piores combinações.

            PS: Aposta que em vez de você tentar explicar as primeiras bobagens que você escreveu lá em cima; vai tergiversar de novo, sobre outro assunto.

          3. Sr. Cesar, como o Sr demonstrou não ter aprendido nada com o Olavo, sugiro você ir devagar para, como disse a articulista: “Despertar a arte de pensar”. Então vá devagar, e respeite o estagio do seu intelecto; pois assim, diferente do você alegou, você pode sim “aprender a pensar”.

            Então; vamos lá, um assunto de cada vez, para “despertar a arte de pensar” em você.

            1 – O que a articulista disse, é que você precisa aprender á pensar; e não sair retrucando, sem ler nem pensar sobre o que leu.

            PS: Você forcar um pouco o seu cérebro; e dizer que é mais fácil fazer um Taurino dar prioridade á saúde; do que fazer alguém como você pensar antes de falar.

            1. Sr. josé, se percebe um abismo cognitivo e sobretudo intelectual entre nós, sugiro que se limite a opinar sobre o artigo, não se dirija a mim, da mesma forma que com certeza não irei me dirigir a vc.
              No mais, só o que vomitou foi que eu sou isso e aquilo, sobre o que falei nada retrucou, e de novo vem com papo astrológico…
              Nos meus textos está claro como água que cognições discrepantes são decorrentes inclusive do corpo degenerado, e consequente mente degenerada.
              Vc sequer consegue entender a máxima “corpo sano en corpore sano”, para que vc perde tempo comigo? Somos imiscíveis evidentemente!

              1. Vejo que você ficou abalado, pois trocou até sua falácia de “mens sana en corpore sano” por “corpo sano en corpore sano”.

                Você deve ter ficado abalado, porque eu acertei que você tem a pior combinação astrológica, quando somada ao baixo intelecto.

                Resumindo: Você não pode nem comigo; vai querer contradizer o Olavo.

                1. Acabei de dizer que você iria tergiversar de novo.
                  Mas, você tergiversou bobagem.
                  Perguntou “erradamente” se eu tenho prazer em estudar (analisar, observar) excrementos ?

                  Respondo: Sim. viu que eu só analiso você; e os “excrementos” que você fala.

                  1. sr. josé, vc sequer entende a palavra tergiversar, ao ponto de citá-la algumas vezes sem saber o que significa, não entende e não aprendeu o que é coprolagnia, se soubesse saberia que te perguntei se vc sente tesão por excremento agora ou sempre, essa foia pergunta que fiz, e o fiz por uma razão muito simples: o senhor é sobremaneira tosco intelectualmente mas se crê pensador.
                    E mais uma vez veio aqui tentar me ofender, no clássico comportamento do frouxo valentão virtual!
                    Pô, acordfa infeliz, nós não somos miscíveis, provavelmente és gordo, e isso já demonstrou. e só isso para mim te coloca no patamar de quem não presta, pois todo gordo não presta, é essencialmente corrupto, ao ponto de ser corrupto com o próprio corpo! O gordo é tão mal carater, que come mais do que precisa e faz menos do que deve!
                    O gordo é frouxo e mimado, pois sua medida é quantitativa e não qualitativa, e com o ego inflado se crê mais do que é, e exatamente por isso se infla vaidoso querendo aparecer mais que os outros, atrapalha a todos com sua deformidade e tadinhismo, tira o lugar alheio ocupando mais espaço do que merece…
                    Entendeu agora por que não entabulei um debate contigo? Debacle é seu setup, já debate está fora de sua alçada.
                    Vai lá ler o jardins das aflições e das ilusões, é nas ilusões e aflições que o gordo se manifesta!
                    Com relação à sua vocação de astrólogo (vc idolatra o Olavo por ele ser astrólogo e não por outra coisa), desista, ou sugira os outros signos zodiacais, todos é claro, e aí, com certeza irá acertar meu signo!
                    Na boa, uma pessoa que lê horóscopo não tem cabedal para debater fora da mesa do boteco.
                    Recolha-se a sua balofice.
                    Mas como sempre busco agregar em vez de “ad hominar”, te sugiro o frugivorismo, pois comer morte mata, e comer vida faz viver, vegetais quando comemos germinam, é o celebrar da vida.
                    Comer uma cenoura ou beterraba e jogar o talo no solo fará com que a planta germine, comer as sementes e defecar no mato fará que as sementes germinem fortes, pois o açucar, ácido, é um impedimento, e a digestão sempre pega primeiro o açucar.
                    Faça exercícios físicos, eles te farão mais saudável, e menos invejoso da esbeltesa alheia, e o melhor, faz seu cérebro oxigenado te fazendo perceber que mens sana en corpore sano é axioma irredutível.
                    No mais é isso, me ignore, pois na vida real só pela sua retórica covarde te posso afirmar que vc não é pareo, nem com arminha de grande porte.
                    Assim posto, encerremos por aqui esse deblaque, não tem sentido vc ficar de comadrismo em site alheio, vc não é dono do site, vc não é nada, apenas um comentante balofo e recalcado!

                    E aí, és ou não coprolagno? 😀

                    PS: o que coloquei não foi ad hominem visto que vc assumiu ser gordo e gordos, todos sabemos, não são algo a ser colocado como qualifificados!
                    Ad hominem seria eu descrever sua sexualidade viagreira, de checador de próstata, de histérico usuário de focinheira, de hipocondríaco sustentador de farmáfias, de tomador de “vaticinas”, de pagador de plano de saúde.
                    E claro, em meu caso, em todas essas citações que fiz, não são modus operandi pertinente a quem presta e cuida da saúde.
                    Em tempo, não entro em hospital, ingiro remérdios ou me aproximo de mérdicos há mais de 30 anos, e claro, não tenho plano de saúde, pois minha bunda limpo eu!
                    Veni, vidi, vici 😀

                  2. 1 – Eu terminei o debate (“deblaque”), lá no primeiro corretivo que eu te dei.
                    Como eu faço com todo vagabundo que eu “espanco”; eu dou uma bordoada; e enquanto ele tenta se levantar, eu pergunto: “Quer mais, ou quer paz?”. Se voçê ficar quietinho (no chão), não te bolino mais.

                    2 – Como você tergirvesou mais uma vez (com uma idiotice maior ainda); vou sugerir apenas, que as pessoas leiam todas as bobabens que voce escreveu acima. Não precisava nem de contraponto. Conheci um outro imbecil, que escrevia bobagens igual á voce; mas, ele fazia isso, porque sabia que o editor apagava, e pouca gente via.

                    3 – Não lí um milesimo do que o Olavo escreveu, Mas estou desconfiando que ele é mesmo ruim; só se cresceu (criou); porque se cresce em cima de gente da sua laia (nivel intelectual).

                    4 – Acredito que voce só escreve essas bobagens, porque ninguem sabe quem é voce (o nome do autor).
                    Só espero que ninguém do seu convivio “intelectual” (amigos, sua mãe, seu pai e seus filhos), saibam na vida real, que é voce escreve essas bobagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *